SESARAM assinala segunda-feira o Dia Mundial do Doente com AVC

HOSPITAL

A Unidade de AVC do Serviço de Saúde da RAM, E.P.E. (SESARAM), coordenada pelo médico especialista em Medicina Interna, Rafael Freitas, assinala o Dia Mundial do Doente com Acidente Vascular Cerebral, no dia 29 de outubro, pelas 14h:00, no Centro de Formação do Hospital Dr. Nélio Mendonça, com uma sessão informativa dirigida aos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação do SESARAM.

A sessão, que reúne 36 participantes, será dedicada ao tema “Disfagia no utente com AVC e avaliação da deglutição com escala GUSS”, e será proferida pela convidada Isabel Oliveira, docente da Escola Superior de Saúde Norte Cruz Vermelha Portuguesa.

Numa nota do Serviço Regional de Saúde, dá-se conta que Refira-se que “a incidência de disfagia (alteração da deglutição) no pós-AVC varia de 42 a 67% e pode resultar em aspiração e ingestão oral reduzida que, por conseguinte, pode conduzir a complicações potencialmente graves, tais como pneumonia, desnutrição e desidratação. Para além das complicações físicas, a disfagia repercute-se na qualidade de vida, no isolamento social, no aumento da mortalidade e no aumento dos custos em saúde”.