I Bootcamp em Empreendedorismo Social da RAM contou com 36 formandos

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos dinamizou o I Bootcamp em Empreendedorismo Social da RAM, entre os dias 17 e 19 de Outubro, com uma equipa de formadores especializados do IES-SBS (Social Business School), tendo contado com a participação de 36 formandos. Da acção resultaram nove ideias empreendedoras ao nível sócioambiental, diz a autarquia.

O Bootcamp é uma formação intensiva de 48 horas que visa (re)construir modelos sustentáveis que resolvam de raiz  problemas sociais e/ou ambientais. No mesmo foram abordados conceitos de empreendedorismo social e desenvolvida uma metodologia que passou pela identificação de um problema, suas causas e efeitos, pela apresentação de uma proposta de valor e solução, que contemple formas de sustentabilidade, impacto, viabilização e comunicação, refere uma nota da CMCL.

“Em resultado da acção de formação, os participantes formularam 9 ideias/projetos (pitch) inovadoras tendo em vista a apresentação de respostas a problemas sociais e/ou ambientais do Município de Câmara de Lobos. Dos projectos apresentados, o júri constituído pelo presidente da CMCL, pela presidente do ISSM, IP-RAM, pela vice-presidente da União das IPSS da Madeira e por um representante da StartUp Madeira, elegeu o projecto DEI (Disability, Employment, Inclusion), que visa criar um mecanismo inovador de resposta à empregabilidade e integração no mercado de trabalho de pessoas portadoras de deficiência. Foi igualmente atribuída uma menção honrosa ao projecto “Pomar Bio”. As equipas dos projectos vencedores devem agora desenvolver a ideia, formulando uma proposta concreta de intervenção, identificação de recursos e meios necessários à sua concretização, para que a CMCL aprecie e a viabilidade de apoio à concretização material da ideia”, refere a autarquia camaralobense.

O Bootcamp teve como destinatários entidades da economia social (colaboradores e dirigentes), entidades públicas e privadas, potenciais empreendedores sociais, desempregados com uma ideia de negócio na área social, bem como outros interessados nesta matéria. Realizou-se na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos e envolveu 36 pessoas.

A iniciativa contou, no convívio de encerramento da actividade, com uma prelecção por Alberto João Jardim, ex-presidente do Governo Regional da Madeira, que reforçou a ideia de que a economia e o social são inseparáveis.