Quem são os novos ministros e quais as suas ligações à Madeira?

A nova Ministra da Saúde é Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões. Vai substituir Adalberto Campos Fernandes que visitou a Madeira por algumas ocasiões.

Marta Temido foi presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

Gomes Cravinho trabalhou com Luís Amado e tem boas referências na África do Sul

Foto DR.

João Gomes Cravinho é o novo ministro da Defesa. João Gomes Cravinho é actualmente embaixador da União Europeia no Brasil, desde agosto de 2015, tendo desempenhado o mesmo cargo na Índia entre 2011 e 2015.

Mas, entre março de 2005 e junho de 2011, João Gomes Cravinho foi secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e também da Defesa. Aliás, foi secretário de Estado do ministro Luís Amado, outro nome com ligações à Madeira.

Ora, foi na qualidade de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros que, algumas vezes, se deslocou à África do Sul onde granjeou algumas amizades junto da comunidade madeirense ali radicada.

Graça Fonseca e o Orçamento Participativo

Graça Fonseca é a nova ministra da Cultura. Veio diversas vezes à Madeira na qualidade de secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa apresentar, por exemplo, o projeto Orçamento Participativo.

Graça Fonseca foi Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, entre 1996 e 2000 e vereadora na Câmara Municipal de Lisboa entre 2009 e 2015.

Exerceu funções como chefe de gabinete do Ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, entre 2005 e 2007.

Pedro Siza Vieira

Foto Governo.

O ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, nunca veio à Madeira em funções e vai, agora, acumular a pasta da Economia, em substituição de Manuel Caldeira Cabral.

Advogado, tem sido apontado como o exemplo das ligações entre o Governo e a advocacia de negócios.

É casado com Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), ela sim com ligações à Madeira uma vez que, em fevereiro de 2017, interveio na conferência “A Hotelaria no Funchal – Balanço & Perspectivas”, realizada na Câmara Municipal do Funchal.

Matos Fernandes já veio à Madeira ver obras do POSEUR

João Pedro Matos Fernandes foi nomeado para Ministro do Ambiente e da Transição Energética.

Matos Fernandes já tinha a pasta do ambiente e foi nessa qualidade que, em outubro de 2017, veio à Madeira para se inteirar das obras que a Região está a realizar no âmbito do POSEUR –Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Já este ano, em junho, veio à Madeira presidir ao seminário de discussão pública da alteração do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT).