Cafôfo apresentou hoje o novo festival “Fado Funchal”

O edil funchalense, Paulo Cafôfo, apresentou hoje festival “Fado Funchal”, criado este ano pela autarquia, numa parceria com a Associação de Fados da Madeira (AFM). Este acontecimento realizar-se-á entre os dias 19 e 21 de Outubro, no Teatro Municipal Baltazar Dias. Os cabeças de cartaz serão Mário Moita, Marino Freitas e Gonçalo Salgueiro, entre mais de uma dezena de músicos e de convidados especiais.

O presidente da Câmara Municipal referiu que a ideia de realizar este festival surgiu através de uma proposta em Assembleia Municipal do Grupo Municipal Confiança, aprovada por unanimidade no passado mês de Junho, e que era suposto ser implementada no próximo ano. Porém, adiantou, “considerámos que estavam reunidas as condições para que, num curto espaço de tempo, tivéssemos este festival em palco, e estou certo de que será mais um sucesso cultural da cidade.”

“Teremos três dias, cinco fadistas e onze músicos numa sala fantástica como é o nosso Teatro Municipal, que espero que esteja repleta de amantes da música, mas também, em particular, daqueles que gostam de fado”, desejo, sublinhando que este género de música é Património Imaterial da Humanidade.

Paulo Cafôfo enumerou ainda exemplos, que, em seu entender, ilustram a aposta do município na música regional como o festival Fica na Cidade, a iniciativa Música nos Museus, os concertos temáticos no Mercados dos Lavradores e diversas co-produções com a chancela do Departamento de Cultura, como os recentes Ilha dos Cordofones e Fado Tango. Terminou agradecendo às várias entidades associativas que são parceiras da edilidade. “Esperemos que este seja o primeiro de muitos festivais de fado no Funchal, com a qualidade e empenho que se quer, mas também com muito público”, referiu.