Jornadas de Enfermagem a 11, 12 e 13 de outubro

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, E.P.E.), através do Serviço de Urgência, Bloco Operatório e Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Dr. Nélio Mendonça do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, E.P.E.), em parceria com o Serviço de Emergência Médica Pré-hospitalar do Serviço Regional de Proteção Civil da RAM, promove, pela primeira vez, as Jornadas de Enfermagem: Cuidar o Doente Crítico – dos cuidados emergentes à reintegração, nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2018, no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal.

Este evento técnico-científico reúne mais de 150 profissionais de saúde e tem como principais objetivos promover o debate e reflexão sobre a abordagem integrada do doente crítico nos diferentes Serviços de Saúde da RAM, promover a partilha de experiências, estreitando laços de cooperação entre os diversos serviços, e divulgar resultados de estudos científicos no âmbito desta temática.

Refira-se que os cuidados ao doente crítico exigem enormes desafios da equipa multidisciplinar. As mudanças operadas em termos de complexidade dos problemas dos doentes e a permanente sofisticação dos meios de diagnóstico e terapêutica requerem dos enfermeiros que exercem a sua atividade profissional em unidades de emergência e urgência, bloco operatório e Cuidados Intensivos, uma constante atualização de conhecimentos.

O número de enfermeiros com competências acrescidas na área do doente em situação de doença critica tem vindo a aumentar, na região e no País, pelo que a abordagem integrada beneficia da união de esforços dos diversos serviços intervenientes no tratamento do doente crítico, sendo essencialmente os serviços de Emergência Médica pré-hospitalar, Serviço de Urgência, Bloco Operatório e Cuidados Intensivos, os que mais de perto cuidam deste tipo de doentes.

O primeiro dia das jornadas, 11 de outubro, será dedicado à realização de três cursos pré jornadas “SBV – DAE”, “Ventilação Não Invasiva” e “Princípios Fundamentais na Colocação de Mesas para Cirurgia”. Nos dias 12 e 13, o programa das Jornadas contempla diversas conferências e mesas redondas, com a participação de especialistas de reconhecida experiência nesta matéria.

Para maior detalhe aceda ao programa. (clique aqui)