Seminário no Funchal assinala Dia Nacional da Água

A secretaria regional do Ambiente inaugura as obras levadas a efeito no Posto Florestal da Fajã do Penedo.

No próximo dia 1 de Outubro, Dia Nacional da Água, realiza-se o Seminário “Adaptação às Alterações Climáticas – Uso eficiente da água na Macaronésia”, no auditório do edifício do Campo da Barca, com apresentações de entidades regionais, nacionais, de Canárias e Cabo Verde, no âmbito do projecto Interreg MAC “ADAPTaRES – Uso Eficiente da Água e a sua Reutilização para a Adaptação às Alterações Climáticas na Macaronésia”.

O Projecto ADAPTaRES envolve as regiões da Macaronésia, nomeadamente a Região Autónoma da Madeira, a Região Autónoma de Canárias e Cabo Verde. O projecto visa a implementação de um conjunto de acções para melhorar a capacidade de adaptação às alterações climáticas nestas regiões, com particular enfoque na sensibilização dos gestores e utilizadores dos recursos hídricos para o uso eficiente da água.

O seminário, que decorre durante toda a manhã, é direccionado para entidades gestoras de recursos hídricos (por. ex. câmaras municipais), entidades governamentais, associações de regantes e estabelecimentos de ensino (docentes). Com uma forte componente de sensibilização, pretende ser uma oportunidade para dar a conhecer o Projecto ADAPTaRES e as acções envolvidas no projecto, assim como a partilha de experiências das regiões envolvidas, no que respeita à gestão dos recursos hídricos. A entrada é livre, sendo solicitado o registo prévio através do site da AREAM – Agência Regional da Energia e Ambiente da Região
Autónoma da Madeira (http://aream.pt).

O Seminário enquadra-se no Projecto ADAPTaRES – Adaptação às Alterações Climáticas Através do Uso Eficiente da Água, co-financiado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG Madeira-Açores Canárias.