Funchal adere à “BeActive” – Semana Europeia do Desporto a partir de domingo

A edilidade do Funchal anunciou que vai aderir à #BeActive – Semana Europeia do Desporto, que decorre entre os dias 23 e 30 de Setembro, com actividades um pouco por todo o concelho, já a partir deste domingo.

“A Semana Europeia do Desporto”, esclarece a CMF, “é uma iniciativa da Comissão Europeia, destinada a promover o desporto e a actividade física em toda a Europa, gerando novas actividades e aproveitando experiências positivas já existentes, e é isso mesmo que a potenciaremos no Funchal, também porque somos, desde há vários anos, um Município Amigo do Desporto, para a APOGESD”, sublinhou o vereador João Pedro Vieira. O principal tema da campanha continua a ser o “Be Active”, procurando incentivar os cidadãos a estarem activos, não só durante uma semana, mas sobretudo de forma regular, ao longo de todo o ano.

É ponto assente que o desporto e a actividade física contribuem de maneira significativa para o bem-estar dos cidadãos europeus. No entanto, o nível da actividade física está actualmente a estagnar e mesmo a baixar nalguns países, refere a autarquia. “A ausência de actividade física, para além do impacto negativo na sociedade e na saúde das pessoas, também tem custos económicos. Além disso, o desporto é um excelente meio de veicular mensagens de tolerância e de reforçar a cidadania em toda a Europa”, explica o autarca, com o pelouro do Desporto no Funchal.

A Semana Europeia do Desporto visa, assim, promover a prática do desporto e da actividade física, e sensibilizar para as numerosas vantagens de ambos.

“A Semana é para todos, independentemente da idade, do contexto social ou do nível de aptidão física, esperando-se que congregue as pessoas, as autoridades públicas, o movimento desportivo, as organizações da sociedade civil e o sector privado, à volta de um objectivo comum”, conclui João Pedro Vieira.

É o seguinte o programa da Semana Europeia do Desporto, em concreto:

Domingo, 23  de Setembro – IV Madeira Uphill 2000 – 8h às 17h

– V Madeira Ocean Race – 8h30 às 13h30

– Corrida de Carros de Pau: Santa Maria Maior – 16h

Segunda-feira, 24 de Setembro – Aula de Yoga, Academia Nova Era: Praça do Carmo – 10h30 às 11h30

Terça-feira, 25 de Setembro – Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho dos Municípios Amigos do Desporto – 10h30

Quarta-feira, 26 de Setembro – MEG’AULA, Regresso ao Ginásio: Praça do Município – 09h30 às 10h30

Quinta-feira, 27 de Setembro – Inclusion Day: Praça do Município – 10h às 12h

Sexta-feira, 28 de Setembro – Funchal, Cidade Activa: Lido – 9h às 10h30

Sábado, 29 de Setembro – Naval Box, Be Active: Praça do Município – 10h15 às 11h30

Domingo, 30 de Setembro – Roller Marathon 2018, III Maratona Internacional da Madeira em Patins – 9h às 13h