Susana Prada vai amanhã a São Jorge inteira-se da beneficição da rede viária florestal

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, acompanha amanhã, dia 18 de setembro, o início dos trabalhos na rede viária florestal em São Jorge – Santana, no Sítio da Ribeira Funda (Início do Caminho de Terra que liga ao Miradouro do Cabeço das Voltas).

Segundo uma nota de imprensa, os espaços florestais compreendem um conjunto de infraestruturas que permitem a sua correta gestão. Estas infraestruturas têm fins múltiplos, possibilitando não só as operações de exploração florestal, como também a conservação da natureza, a utilização para atividades de recreio, e a realização de ações de vigilância e de combate a incêndios.

A rede viária florestal, os pontos de água, os postos florestais e as torres de vigilância, são as infraestruturas regionais afetas aos espaços florestais, que maior impacto apresentam na gestão e conservação dos mesmos.

Além das evidentes vantagens que uma rede viária florestal bem estruturada acrescenta no combate a incêndios, ela é também uma ferramenta essencial para as atividades silvícolas mais correntes, uma vez que a melhoria das acessibilidades ao terreno maximiza, otimiza e potencia as intervenções que se pretendam efetuar.