Observatório da Paisagem quer defender “características únicas” da Região, diz Susana Prada

Foi hoje criado o “Observatório da Paisagem da Madeira”, num protocolo estabelecido entre a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, a Universidade da Madeira, a Associação Insular de Geografia e a Ordem dos Arquitectos. A assinatura do acordo que deu criação a este novo organismo decorreu numa sessão que teve lugar no Jardim Botânico da Madeira.

Na ocasião, a secretária regional do Ambiente, Susana Prada, realçou que “a nossa paisagem é a nossa imagem, é aquilo que nos identifica, nos caracteriza e nos distingue do resto do mundo”.

“Por estarmos cientes da sua importância, decidimos, em conjunto, promover a sua defesa”, declarou aos jornalistas. Os objectivos principais do Observatório são, de acordo com Susana Prada, “caracterizar a nossa paisagem, quer a natural, que é fruto da sua origem vulcânica há vários milhões de anos, quer a cultural, fruto de seis séculos da nossa permanência nas ilhas, e que se traduz por exemplo nas nossas levadas, nos poios, nos caminhos reais, nos palheiros, etc.; em segundo lugar, protegê-la e valorizá-la; e por fim, sensibilizar toda a comunidade para a importância e para a preservação das características únicas da paisagem do arquipélago da Madeira”.