Albuquerque nas Festas de Nossa Senhora da Piedade e do Pero

caniçal piedade
A Festa de Nossa Senhora da Piedade, este fim de semana no Caniçal conta com a presença de Miguel Albuquerque.

O presidente do Gover­no Regional desloca-se ao Caniçal, amanhã, dia 15 de setembro, a partir das 14.30 horas, onde participará nas festividades em honra de Nossa Senhora da Piedade.

Numa nota da presidência, lembra-se que esta festa “é dedicada aos pescadores, que participam, a partir das 14.30 horas na habitual procissão por mar, entre o Caniçal e o porto da Quinta do Lorde, com todos os barcos decorados e pintados. Depois, a procissão prossegue até à Capela de Nossa Senhora da Piedade, no topo do Monte Gordo, já nas imediações da Ponta de São Lourenço. Lá, a imagem será retirada e levada de volta aos barcos e transportada até à vila do Caniçal, onde ficará na igreja matriz até depois de amanhã, dia em que será feita nova procissão, para devolver a Santa à sua capela”.

O barco que leva o andor com a Santa é escolhido, todos os anos, por sorteio, duas semanas antes da Festa. “Este ano há a curiosidade da embarcação escolhida, a “Maria Leontina”, ter passado, há cerca de um ano, momentos de grande aflição, com iminente risco de afundamento”, refere a nota do gabinete de comunicação de Miguel Albuquerque.

No domingo, 16 sde setembro, a agenda de Miguel Albuquerque inclui a participação na Festa do Pero, na Ponta do Pargo, onde pelas 12 horas fala à população, seguindo-se uma visita aos pavilhões de exposição e venda de produtos agrícolas. O cortejo etnográfico tem lugar pelas 16 horas.