Colombo desembarca num Porto Santo com 95,7% de ocupação hoteleira

Festival Colombo B
Festival Colombo viveu hoje um grande momento no Porto Santo.
Festival Colombo A
A secretária regional do Turismo e Cultura esteve hoje no desembarque de Colombo, acompanhada pelo presidente da Câmara, Idalino Vasconcelos, e o presidente da Comissão dos 600 anos dos decobrimentos, Guilherme Silva.

O desembarque de Colombo, que tem um Festival que é cartaz turístico no Porto Santo, neste final de semana, foi um momento alto das comemorações, esta noite, com “casa cheia” e vivência de tradição. A ocupação hoteleira, diz o Governo, “é a melhor de sempre”, rondando os 95,7%.

Uma nota do gabinete de comunicação da secretaria regional do Turismo e Cultura, revela que “turistas e residentes aplaudiram a chegada de Colombo, assim como toda a cerimónia de receção e o Cortejo pelas principais ruas da baixa, numa moldura humana que serviu, sem dúvida, “para enriquecer e abrilhantar ainda mais o cenário, assim como o arranque de um cartaz que tem vindo a crescer e a consolidar-se, do ponto de vista turístico, graças ao investimento que tem vindo a ser feito pelo Governo Regional, na sua realização, mas, também, graças ao cada vez maior envolvimento da população e, concretamente, da comunidade escolar que, inclusive, aumentou o seu número de participantes nesta edição do Festival”.

FB_IMG_1536874792376FB_IMG_1536874782964Até ao próximo sábado, dia 15 de setembro, a Vila Baleira transforma-se numa cidade medieval para homenagear Cristóvão Colombo, vestindo-se a rigor e cumprindo a tradição, com muita animação à mistura, entre as 19.30 e as 00.00 horas.

Atuações teatrais e musicais, arruadas, espetáculos de Saltimbancos, Acrobatas e Malabaristas, Espetáculos de malabares de fogo, dança persa e música da época fazem parte do Programa onde não falta o artesanato e a gastronomia típica da época que, mais uma vez, marcam presença na tradicional Feira Quinhentista. Festa que prossegue amanhã, a partir das 19.30 horas.

A mesma informação dá conta que uma nova sondagem levada a cabo esta semana, concretamente no dia 11 de setembro, que “vem confirmar que a Ilha do Porto Santo recebe esta edição do Festival Colombo com a melhor taxa de ocupação de sempre, que subiu de 94,8% (valor avançado aquando da conferência de imprensa de apresentação do evento, a 4 de setembro) para 95,7%.”.

Sondagem que obteve respostas de 10 empreendimentos turísticos, correspondentes a 1.264 quartos, que representam 83% da oferta turística do Porto Santo.