Caniçal vai celebrar festa com tradição

caniçal piedade
Festa de Nossa Senhora da Piedade, este fim de semana no Caniçal.

Sílvio mendes

As procissões no mar do Caniçal marcam o próximo fim de semana naquela freguesia, que no domingo,16 de setembro, celebrará a festa em honra de Nossa Senhora da Piedade.A devoção está associada à proteção da Mãe de Deus a “pescadores atingidos por forte tempestade”, que prometeram construir uma capela e celebrar todos os anos uma festa de acção de graças.
A festa de Nossa Senhora da Piedade que irá decorrer na freguesia do Caniçal  é assinalada pela procissões no mar” com muitas traineiras e um barco sorteado entre muitos para transportar a imagem de Nossa Senhora entre a igreja paroquial e a capela, edificada no Monte Gordo, perto da Ponta de São Lourenço.
Realizada sempre no terceiro domingo de setembro aquela festa é uma das mais conhecidas da Madeira.
Às 14h30 horas do próximo sábado, dia 15 de Setembro,, terá início o percurso marítimo entre o cais do Caniçal e a capela da Piedade. Após o regresso, cerca das 19 horas, realizar-se-á a procissão para a igreja do Caniçal. Depois será celebrada a missa da vigília desta festa.
Nesses dias haverá romagens com saída do sítio do Serrado da Igreja às 13 horas e do sítio da Banda de Além às 14 horas. Haverá actuações dos elementos das romagens às 21h30 do sábado e às 20 horas do domingo.
No domingo às 13 horas principiará a solenidade litúrgica em louvor de Nossa Senhora da Piedade e às 15 horas terá lugar a procissão no mar que transportará a imagem de Nossa Senhora da Piedade até à sua capela.
O arraial terá actuações dos cantores André e Sérgio Moreira, na sexta-feira, dia 14,  a partir das 21 horas  e de Roni de Melo das 22h30 à meia noite e trinta e ainda de Miro Freitas das 0h15 até às 2 horas da manhã.
No sábado, dia 16, às 23h45 inicia-se a actuação de «Salazar Teixeira e suas cantigas».
Depois às 0h15 Ruben Aguiar começará a cantar,  até às 2 horas da madrugada.
A animação do domingo será com o grupo «Músicas do Arco da velha» das 16 horas até às 20 horas com diversos cantores da Madeira.