SESARAM contabilizou dois mil visitantes em dia de aniversário do Hospital Dr. Nélio Mendonça

De acordo com uma informação divulgada pelo gabinete do secretário regional de Saúde, Pedro, Ramos, o Hospital Dr. Nélio Mendonça registou ontem cerca de dois mil visitantes, no seu dia de aniversário. Um dia depois da dinamização de diversas actividades naquela unidade de saúde, integradas nas comemorações do 45º aniversário, o balanço é, diz a Secretaria da Saúde, muito positivo. No período de visitas que excepcionalmente foi alargado das 11H00 às 20h:00, foram registadas mais de 1800 visitantes aos doentes internados. Nos stands informativos e visitas guiadas foram registadas cerca de 200 pessoas ao longo do período em que decorreram as actividades no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

“Dado o impacto positivo junto da comunidade, que excedeu as expectativas, o Serviço de Saúde da RAM decidiu manter o espaço informativo junto à Recepção do Hospital Dr. Nélio Mendonça ao longo desta semana, até sexta-feira (14 de Setembro), no horário compreendido entre as 11h:00 às 15h:30.

Neste espaço estão disponíveis stands alusivos à saúde e serviços de apoio, onde utentes, familiares e visitantes poderão aproveitar a oportunidade para conhecer os serviços e para esclarecer alguma das suas dúvidas. Trata-se do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional, através da dinamização da dádiva de sangue, do Gabinete de Apoio ao Utente, com informações gerais ao utente e inscrições no Portal do Utente, o Serviço Social com stand informativo sobre as diferentes respostas sociais, do PPCIRA com as recomendações aos nossos visitantes, no âmbito da prevenção e controlo de infecção em ambiente hospitalar.

Até sexta-feira, dia 14, ainda será possível visitar alguns dos serviços que estiveram envolvidos directamente nas comemorações, mediante agendamento prévio, através do Gabinete de Comunicação do SESARAM (comunicacao@sesaram.pt | 291705753).

Pela primeira vez, o Serviço de Saúde da RAM (SESARAM E.P.E) promoveu a realização de visitas guiadas à população em geral a vários serviços hospitalares, que estão por detrás da prestação de cuidados de saúde, nomeadamente o Serviço de Aprovisionamento, os Serviços Farmacêuticos, o Serviço de Transportes, Laboratório de Análises Clínicas, Núcleo de Alimentação, Central de Esterilização, Centro de Simulação Clínica da Madeira (neste último, foram concentradas as seguintes áreas: Serviço de Instalações e Equipamentos e Serviço de Tratamento de Roupas/Resíduos Hospitalares).

“Com a dinamização desta iniciativa visamos dar a conhecer a diversidade dos serviços prestados, esclarecer eventuais dúvidas e revelar a complexidade e rigor das actividades inerentes à prestação de cuidados de saúde”, refere nota do SESARAM.

 No SESARAM, “são cerca de 5.000 colaboradores que prestam serviços de qualidade, assentes em princípios de humanidade, de segurança e de rigor”, garante a Secretaria da Saúde. “O Hospital cumpre-se quotidianamente numa cultura de proximidade na prestação de cuidados ao utente, onde a competência de cada um dos profissionais fortalece a grandeza deste nosso hospital e revigora a plena humanização e respeito pelos utentes”, refere uma nota à comunicação social.

“No nosso hospital existe um esforço diário e permanente com o primordial objectivo de dar o melhor tratamento possível aos doentes e de alcançar uma elevada promoção e protecção da saúde das pessoas e populações, através de um atendimento de qualidade, com eficiência e humanidade no quadro dos recursos disponíveis e das capacidades instaladas”, refere-se ainda.