Santa Cruz admite aceitar mais candidaturas para o cartão de acesso gratuito a medicamentos

santa cruz cartão
Filipe Sousa anuncia que, para 2019, “estão já a ser estudados novos apoios, nomeadamente apoio aos passes dos estudantes universitários e apoio ao pagamento de creches e jardins de infância”.

A Câmara Municipal de Santa Cruz começou hoje a distribuição do cartão Abem para acesso gratuito aos medicamentos. Uma nota da Autarquia refere que “a medida abrange, para já, 215 famílias, num total de 327 pessoas. Existe, no entanto, possibilidade de ainda serem processadas e aceites novas candidaturas”.

Filipe Sousa, o presidente da Câmara, salientou a importância da medida na ajuda às famílias que enfrentam carências várias. Sublinhou, por isso, que “a área social continuará a ser uma aposta da autarquia que lidera. Só este ano representa um investimento de dois milhões de euros, repartidos entre o fundo de emergência social, a reabilitação de imóveis, bolsas de estudo e entrega de manuais escolares ao 1º e 2º Ciclos”.

Para o próximo ano, diz o autarca, “estão já a ser estudados novos apoios, nomeadamente apoio aos passes dos estudantes universitários e apoio ao pagamento de creches e jardins de infância. A Câmara Municipal de Santa Cruz continuará assim a trabalhar no sentido de tornar mais abrangentes, adequados e céleres os programas de que dispõe ao nível do apoio social aos munícipes mais carenciados”.

Filipe Sousa lembra que “o Cartão Abem surge dado o reconhecimento de fragilidade social, associada a quadros de doença permanente, que faz com que uma franja assinalável da população tenha necessidade de recorrer a este tipo de apoio. Importa, por isso, aperfeiçoar e melhorar não só o acesso a esta ajuda, como também torná-la mais eficaz e capaz de ir ao encontro das reais necessidades da população alvo”.