Festa na capela da Penha

penha-franca1
Festa na Capela da Penha de França.

Sílvio Mendes

Na capela da Pena, no Funchal, vai ser celebrada a festa de Nossa Senhora da Penha de França. Será no domingo 9 de setembro e terá arraial com atuações de diversos grupos madeirenses.
Como refere o Pe. Vítor Sousa, capelão da Penha, «esta festa é motivo de alegria para louvarmos a padroeira desta capela. A capela foi edificada em 1622 à Senhora da Penha de França e desde então foram muitos aqueles que passaram por esta bela capela classificada como monumento de interesse municipal. Aqui surgiu o primeiro centro de catequese organizado da nossa ilha da Madeira e onde muitos fizeram a sua primeira comunhão e também onde muitos celebraram o dia do seu casamento. Aqui residiram alguns bispos da diocese, destacando-se D. Manuel Agostinho Barreto que fez desta capela e casa a sua residência, acabando por ser, para muitos, o primeiro eremitério da diocese (levava uma vida de ascese, penitência e oração)».
Acentua ainda que naquela capela se celebrou a primeira missa em língua inglesa no ano de 1966 e é nesta capela que ainda se continua a celebrar todos os domingos às 10 horas.
Sublinha que «celebrar esta festa é oportunidade para agradecermos a Deus, através de Nossa Senhora, as maravilhas/as graças/os dons recebidos através deste espaço que congregou e continua a congregar muitas pessoas na vivência da fé cristã. E é motivo também para nos encontrarmos e, assim, valorizarmos este belo espaço da capela da Penha de França ajudando na sua conservação».
A animação que decorrerá em dois dias inclui artistas que proporcionarão muita festa naquele local onde haverá o tradicional arraial madeirense.