Cafôfo debate Gestão Estratégica dos Destinos Turísticos” na IV Cimeira do Turismo Português

Teatro São Luiz
O Teatro São Luiz acolhe a IV Cimeira do Turismo Português.

Com Rui Marote

“O Turismo Primeiro – Sucessos do Presente. Desafios de Amanhã” é o tema da IV Cimeira do Turismo Português, que decorre no Teatro São Luiz, em Lisboa, a 27 de setembro,  numa organização da Confederação do Turismo de Portugal, que assim assinala, também, o Dia Mundial do Turismo. Dois madeirenses participam nos debates, Paulo Cafôfo e Claudia Monteiro de Aguiar.

No foco da abordagem sobre Turismo estará o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Caôfo, que participa no debate subordinado ao tema “Gestão Estratégica dos Destinos Turísticos”, ao lado dos presidentes das Câmaras de Lisboa, Fernando Medina, Porto, Rui Moreira, e Loulé, Vítor Aleixo, momento que tem lugar entre as 15 e as 15.40 horas, num debate moderado por Rosário Lira, subdiretora de informação da RTP.

Cláudia Monteiro de Aguiar, eurodeputada social democrata, é moderadora do debate “Afirmação do Turismo no Espaço Europeu”, que decorre das 12 às 12.45 horas e tem como intervenientes Eduardo Santander, CEO da European Travel Commission, Tim Fairhurst, Diretor de Polícita da European Tourism Association, Christian Gsodam, Assessor da Presidência do Conselho da Europa e Michel de Blust, secretário-geral da European Travel Agent’s and Tour Operators Associations.

A sessão de abertura conta com a presença do primeiro-ministro António Costa e a sessão de encerramento tem já confirmada a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A propósito do evento, o presidente da Confederação do Turismo, Francisco Calheiros, lembra que “o Turismo encontra-se atualmente num ciclo de expansão, que a todos nos orgulha mas que importa converter em consolidação”, precisando ser importante “assegurar um crescimento sustentado e saudável para a atividade e isso implica saber responder aos desafios que o futuro nos coloca. Por esta razão, decidimos que a IV Cimeira do Turismo Português irá decorrer sob o tema “O Turismo Primeiro – Sucessos do presente. Desafios de amanhã’. Acreditamos que se trata de um bom ponto de partida para abrir canais de debate e encontrar linhas de diálogo eficazes”.

O local da IV Cimeira, o emblemático Teatro São Luiz, comemora 125 anos em 22 de maio de 2019. E para tal, há uma programação especial, com início em abril do próximo ano e que se prolongará até 2020. A temporada começa em setembro, com 16 estreias e um festival de jazz, também em estreia.