Festa na Camacha com tradição

 

2 CamachaSílvio Mendes

A festa do Santíssimo Sacramento que se realiza na Camacha no último domingo de agosto tem uma caraterística com tradição: o cortejo do fogo que decorre no sábado anterior àquela festa.
Este ano terá lugar no dia 25 de agosto com saída pelas 19h30 junto à padaria 25 de Agosto terminando no Largo da Achada.
Organizado pelo Grupo de Romarias Antigas do Rochão, o cortejo recorda tempos antigos quando grupos de camacheiros deslocavam-se ao Funchal para adquirir, numa fábrica existente na freguesia de São Martinho, fogo de estalo e de artíficio para  ser usado no arraial do Santíssimo Sacramento.
O percurso feito a pé era acompanhado por tocares e cantares, vinho e diversos petiscos para que a caminhada fosse mais suave.
No sábado às 23 horas será feita a queima do fogo em que se integram os bonecos típicos deste arraial.
O arraial do próximo fim de semana na Camacha terá atuações da Banda Harmonia Mosteirense da freguesia de Mosteiros em São Miguel, Açores que se encontra de visita à Madeira
Também haverá o 15.º encontro de folclore do Grupo de Romarias Antigas do Rochão com início às 21h30 do domingo, dia 26.
A festa litúrgica será celebrada na igreja paroquial no domingo com início às 16 horas, seguida da procissão que percorrerá um itinerário onde será colocado um tapete de flores, feito pela comunidade local e que é um dos motivos de grande beleza desta solenidade.
A Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha e a Banda Harmonia Mosteirense participarão na procissão