Empresa de Cervejas coloca máquinas de recolha de garrafas de vidro no Continente de São Martinho e Pingo Doce do Anadia

ECM-Maquina recolha realA Empresa de Cervejas da Madeira tem um objetivo: “desenvolver medidas que minimizem os consumos de recursos e a produção de resíduos, e em consequência, os impactes ambientais”. E é nesse sentido que anuncia a colocação, nos hipermercados Continente de São Martinho e Pingo Doce do Anadia, de duas máquinas de recolha de garrafas de vidro.

A empresa explica, em comunicado, que esta medida traz aspetos positivos, não só do ponto de vista ambiental. Para o consumidor, representa poupança: “Ao depositar as garrafas de vidro vazias nesta máquina o consumidor está a poupar na medida em que está a reaver o valor da caução, pago no ato da compra, ao invés de depositá-la no vidrão sem qualquer retorno financeiro. Para o consumidor o produto fica sempre mais barato na medida em que recupera esse valor, que é convertido em talão para usufruir nas suas compras de  supermercado”.

O sistema de recolha automática de vasilhame proporciona um método automatizado para recolher, separar e processar a devolução de embalagens para reutilização. O consumidor após terminar o depósito das suas garrafas vazias recebe um talão de desconto válido no respetivo supermercado.

Numa nota enviada à comunicação social, a empresa acredita que esta medida constitui “um incentivo inigualável para os consumidores, os produtores e sobretudo, o ambiente”, apontando ainda que “este sistema permite a recepção de 2 a 3 garrafas por segundo sem quebrá-las e tem capacidade de armazenagem por softdrop de 400 garrafas (em média). Com um consumo energético bastante reduzido (média 20€/mês)”.

Pela capacidade de reconhecimento pelo peso; silhueta está apto a aceitar apenas a devolução de vasilhame ECM, nomeadamente das marcas: Coral; Zarco; Atlântida; Brisa água tónica e soda water. De forma a ser ainda mais apelativo está dotado de um ecrã no qual passará um vídeo explicativo em várias línguas.

A mesma nota dá a conhecer, também, que “em 2017 a ECM conseguiu recolher 3 Milhões de garrafas nos supermercados. Este esforço e aposta na sustentabilidade traduziu-se em menos 240 toneladas de CO2 emitidas para o ambiente”.