Camacha vai festejar o seu padroeiro

2 Camacha

Sílvio Mendes

São Lourenço é o padroeiro da paróquia da Camacha. A festa será celebrada amanhã, domingo 19 de agosto às 16 horas. A missa da vigília principiará pelas 20 horas do sábado, dia 18. Desde o dia 11 de agosto que na igreja da Camacha às 20 horas, estão a ser celebradas missas de preparação para aquela festividade.
O arraial teve, este sábado, atuações da Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha entre as 9 horas e às 20 horas e o cantor Márcio Amaro das 21 horas à uma hora da manhã.
O programa festivo do domingo, dia 19, integra a banda filarmónica às 15 horas e o grupo «Prestige Dance» às 18 horas, seguindo-se às 19 horas um grupo de folclore vindo da Polónia e às 19h30 um grupo de folclore da Hungria.
Depois, pelas 20 horas haverá música com o Grupo «Sol Nascente», o duo Sara Nascimento e Ema Dias, seguindo-se as Ninfas do Atlântico, a cantora Neuza Barreto e o duo Márcia Aguiar e Catarina Araújo.O conjunto «Banda Fixe encerrará o arraial entre as 21 horase a meia noite.
Organizada pela Confraria de São Lourenço a festa tem assim muitos motivos de interesse, louvando um santo que nasceu em 225 em Valência e morreu no ano de 258, a 10 de agosto, com 33 anos, martirizado em Roma.É o padroeiro dos diáconos, dos humoristas e de Huesca em Espanha. Este santo costuma ser representado com uma grelha, numa alusão ao modo como foi morto e com uma bíblia na mão.

Sílvio Mendes