Olhos D´Água convida os veraneantes: vai umas sardinhas na brasa?

Longe vão os tempos da falta de higiene nestas populares festividades. A fiscalização está atenta. Por isso, a sardinha assada é cada vez mais procurada pelos portugueses e estrangeiros. Fotos FN

Na Madeira, há a tradicional Festa do Peixe Espada Preto, do Limão, da Anona… Mas na costa algarvia, os arraiais neste tipo de formato sucedem-se. Na pitoresca freguesia de Olhos D’Água, em Albufeira, a sardinha é a rainha de todos os estratos sociais. A pacata estância algarvia enche-se de turismo para desfrutar da 21.ª Festa da Sardinha, este fim de semana, promovida junto à praia, pela Junta de Freguesia local.

Ali mesmo ao lado, sobranceiro à Praia da Falésia, as unidades hoteleiras espreitam o mar, entre as quais o PortoBay Falésia, que o FN já divulgou ontem, dinamizado pelos madeirenses Grupo PortoBay.

 

https://www.facebook.com/funchalnoticias/videos/2146393522315127/

A partir das 19 horas, uma extensa fila é formada para o pré-pagamento do prato completo: sardinhas grelhadas na brasa, com semilhas a murro e salada. Tudo regado com a cerveja fresca e uma sobremesa de salada de frutas. Um menu que compensa porque, rapidamente, deixa de haver espaço nas mesas improvisadas junto à praia, e as filas são cada vez mais longas.

Filas longas que namoram a sardinha.

Os acordes musicais bem populares, num palco montado para o arraial, anima a população, junto à pequena mas aprazível praia, “matando” assim o tempo de espera pelo apetecido petisco.

Uma “legião” de homens e mulheres transportam a sardinha, outros salgam-na e ainda outros têm a responsabilidade de as levar à brasa. Fila para comprar, fila para receber o prato e, depois, a procura de um espaço sentado. A praia é também a última solução.

Os habitantes locais revelam ao FN que o evento conta sempre com grande participação de forasteiros porque “a sardinha é muito nutritiva e, perante esses peixes de estufa, é a rainha”. Com humor e olhos a brilhar, dizem-nos, “verão sem festa da sardinha na brasa não é verão”.

A Junta de Freguesia de Olhos D’Água dinamiza o evento quer conquista cada vez mais os veraneantes.

 

 

A bela praia de Olhos D’Água, em Albufeira.