Quatro amigas, um carro e a redescoberta dos encantos da histórica Normandia

Os Jardins Monet, um verdadeiro tesouro botânico. Fotos Fátima Marques

Com Fátima Marques

Quatro amigas, um bom carro e o fascínio pelas viagens numa redescoberta contínua de novos detalhes e impressões. Na verdade, um périplo sempre inacabado cujo ponto de paragem, desta vez, foi a histórica e graciosa Normandia, um livro aberto de história e de beleza.

Mas os Jardins de Monet, cujas imagens ilustram esta reportagem com breves notas de viagem, formam um quadro de cortar a respiração e a não perder pelos visitantes. A vegetação exótica e bem conservada fazem deste espaço um belo cartaz turístico que se recomenda.

A noroeste de França, a Normandia impõe-se ao visitante, desde logo, pelas suas belas paisagens e simpatia do povo. Após alguns quilómetros de estrada, o encontro com a natureza com matizes franceses é verdadeiramente inspirador e uma experiência singular.

As cidades de Nantes, Caen, Rouen, Amiens, Reims e Paris deslumbram pelo seu cosmopolitismo e graciosidade. Uma tela pintada com praças e catedrais e outros traços históricos que atualizam a memória do passado. Como diria o imortal Cesário Verde, “Em todo o caso dava uma aguarela.”

Mas os arredores são fabulosos e é só deixar-se seduzir pela beleza das praias e reviver o desembarque da Normandia, o início do fim da segunda guerra mundial. O cemitério ostenta 10 mil cruzes em memória dos que pereceram no Dia D, perto de Omaha. Um passado sempre recente a servir de lição às gerações mais novas e impetuosas.

La Baille, Deuville, Trouville, Etret são também espaços que valem bem a visita dos forasteiros porque são acolhedores e de belo traçado paisagístico.

Conhecer a Normandia de carro particular é uma experiência diferente, ousada mas compensadora. O contacto diário com a diferença e a beleza das paisagens, mescladas com a memória histórica, valorizam esta incursão pelo noroeste de França.