Albuquerque promete alargar os “Estágios de Verão” para os jovens

Estágios de verão AcertificadosVeraoQtaVigiaonline
Os estágios de verão são para continuar e alargar em termos de futuro, garantiu Albuquerque.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, garantiu hoje que pretende alargar o Programa de Estágios de Verão. A declaração foi feita no âmbito da entrega de certificado, em cerimónia que decorreu na Quinta Vigia. Foram 135 os alunos que cumpriram o estágio no mês de julho, em 83 entidades enquadradas.

O programa Estágios de Verão, desenvolvido nos meses de julho, agosto e setembro, visou “potenciar a aquisição de aptidões transversais ao nível social, académico e profissional dos estudantes universitários, em contexto real de trabalho, na área de formação que se encontram a frequentar”.

Em 2018 concorreram a este programa, 332 estudantes, tendo tido colocação para realizar o seu estágio, 310 candidatos.

Uma informação entretanto veiculada pelo gabinete de comunicação da presidênca, aponta que “competia aos jovens apresentar a entidade na qual pretendiam realizar o seu estágio, as quais poderiam ser entidades públicas, entidades privadas sem fins lucrativos e empresas privadas”.

Miguel Albuquerque relevou, aos jovens, a importância da iniciativa no sentido da preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Este estágio, para além da experiência profissional e aquisição de competências, proporcionou aos jovens participantes uma compensação monetária no valor de 500 euros, um seguro de acidentes pessoais e um certificado de participação, quando solicitado.

Segundo a mesma nota da Quinta Vigia, “podem candidatar-se ao programa Estágios de Verão os jovens que estejam a frequentar o ensino universitário, em Portugal ou no estrangeiro, que confira o grau de licenciatura, mestrado ou doutoramento, ou a frequentar cursos de pós-graduação, que tenham idade máxima de 30 anos, à data do início do estágio, que tenham domicílio fiscal na Região Autónoma da Madeira e que não se encontrem a exercer qualquer atividade profissional remunerada, independentemente do título ou qualificação do vínculo existente”.