Funchal com 149 horas de sol descoberto em julho é o valor mais baixo de há 22 anos

Prior
Victor Prior diz que as temperaturas, esta semana na Madeira, andarão pelos 26, 27 graus e no fim de semana 29.

Depois de um “tímido” mês de julho em termos de sol descoberto, uma realidade extensiva a todo o País, agosto promete entrar em força na Madeira, com “aquele” verão que muitos já esperavam mais cedo, o de praias cheias um pouco por todo o lado. Mas há um dado curioso, os números apontam que o Funchal registou, em julho, 149 horas de insolação (sol descoberto), valor mais baixo desde há 22 anos, altura em que registou 148 horas.

Em termos nacionais, as previsões do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) apontam para alerta laranja, quarta e quinta-feira, nos distritos de Bragança, Beja, Évora, Setúbal, Guarda, Braga, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre, sendo que o alerta amarelo está reservado para Viseu e Faro.

A Madeira tem previsões de bom tempo, mas as temperaturas não têm nada a ver com aquelas que se apontam para territóriio continental. Victor Prior, responsável na Região pelo IPMA, revela que “as temperaturas para esta semana, na Madeira, andarão pelos 26, 27 graus e no fim de semana poderão chegar aos 28, sendo que no início da próxima semana poderão subir mais um grau, atingindo assim os 29 graus”. Muito diferentes das temperaturas que se apontam para o espaço continental, que poderão chegar, em alguns casos, aos 40 graus.

Relativamente ao que ocorreu em julho, que está a terminar como um mês atípico em termos de verão, Victor Prior considera que “não podemos dizer que esteja a ser atípico, a temperatura média foi mais baixa, relativamente ao ano passado, mas idêntica à registada em anos recentes”. Os números apontam para a existência, em julho, na Madeira, de uma temperatura média de 22,3 graus (22,8 em 2017). O número de horas de sol aberto, também em julho, na Regfião, foi de 183 horas quando o normal seria 221. No Funchal, houve o tal valor mais baixo de há 22 anos, com 149 horas de sol descoberto.