Fórum Madeira Global principia segunda-feira discutindo temas da emigração


O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, preside, na próxima segunda-feira, dia 30 de Julho, pelas 10 horas, no Centro de Congressos da Madeira, à cerimónia de abertura do Fórum Madeira Global, uma organização do Executivo madeirense, através da Secretaria Regional da Educação.
O evento, informa a Presidência, servirá para abordar vários temas relacionados com a realidade dos madeirenses nos quatro cantos do mundo, observando o passado, analisando o presente e perspectivando o futuro, sempre numa óptica de Madeira Global e de que todos são madeirenses, independentemente do lugar onde residam.
Estarão presentes no evento cerca de 120 pessoas, que contribuirão para um debate alargado sobre a realidade da emigração e acerca dos desafios que se colocam hoje e amanhã aos nossos emigrantes.
O Fórum começará com as intervenções do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque e do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.
Este debate sobre as comunidades madeirenses, que contará com a presença de vários representantes dessa mesma comunidade, terá ainda dois momentos altos: a intervenção do professor José Eduardo Franco (que abordará o tema “600 Anos do Descobrimento da Madeira e as Nossas Comunidades”) e uma mesa redonda denominada “Madeira, Comunidades: Passado e Futuro”.
Esta mesa redonda terá como intervenientes, para além de José Luís Carneiro, o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, Joselin Gomes, a autora do livro “Emigração Madeirense para a Venezuela”, Gregório Rosa, promotor do evento filantrópico “Noite Madeirense” (nos EUA) e Cátia Ornelas, professora universitária na Universidade de Campinas, no Brasil.
Pelas 17 horas haverá reunião plenária dos representantes das comunidades e às 18 horas serão lidas as conclusões do Fórum.