Descida de carros de pau mobilizou Fajã da Ovelha e Paul do Mar

A Fajã da Ovelha recebeu pela 5.ª vez consecutiva uma prova do Campeonato Regional de Carros de Pau, que decorreu no passado domingo dia 22 de julho de 2018.

Numa extensão de 4.15 Km os concorrentes puderam  desfrutar de uma das estradas mais belas e emblemáticas da zona oeste da ilha Madeira, iniciando a prova no cruzamento acima do Hotel Vila Mia na Fajã da Ovelha e terminando junto à Pastelaria Vila Amore no Paul do Mar.

A Casa do Povo da Fajã da Ovelha mantém assim uma das atividades de maior sucesso teve nas  4 últimas edições e que está inserida no seu plano anual de atividades.

A organização procurou obter o envolvimento dos diversos parceiros, onde se inclui, para além do Governo Regional através da DRE e a SRIAS, a  Câmara Municipal da Calheta,  Juntas de Freguesia da Fajã da Ovelha e do Paul do Mar, Casas do Povo da Fajã da Ovelha e do Paul do Mar e ainda outros parceiros institucionais e comerciais.

“Nesta parceria com a Associação Recreativa e Cultural dos Amigos de Carros de Pau de Água de Pena (Arcacpap), trouxemos para a o Concelho da Calheta e para estas freguesias, a quinta edição desta prova regional, 3ª no Campeonato Regional de Carros de Pau de 2018, que teve como objetivos claros os de promover uma dinamização comercial do tecido empresarial do sector do alojamento local e da restauração e o de tentar que a população  local venha também a restabelecer no futuro esta importante tradição desportiva e recreativa no Concelho da Calheta e nestas duas freguesias, participando ativamente nas várias edições da prova”, revela a organização.

“Na edição deste ano tivemos um piloto do Concelho da Calheta, pelo que pretendemos que ao longo dos próximos meses, outros entusiastas desta modalidade venham a criar as suas viaturas, seguindo o exemplo dos participantes deste ano”, acrescenta.

O Público compareceu para deliciar-se com as viaturas, as réplicas e os drif trike e as manobras espectaculares dos carros de pau e seus pilotos, que “invadiram” a Fajã da Ovelha e o Paul do Mar, trazendo para a rua muitas dezenas de entusiastas destas “viaturas”, as quais levam a relembrar vivências do passado de muitos dos populares e dos muitos emigrantes que se encontram na Madeira a passar férias.

Esta prova foi cronometrada através do recurso a meios eletrónicos e teve lugar  uma cerimónia de entrega de prémios aos vencedores das diversas categorias em prova que se realizou na sede da Casa do Povo do Paul do Mar, contando com a presença do Vice Presidente da CMC, Nuno Maciel, do Presidente da Arcacpap, Presidente da Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha e os Presidentes das Casas do Povo da Fajã da Ovelha e do Paul do Mar.

Durante esta cerimónia a organização a cargo da Casa do Povo da Fajã da Ovelha, agradeceu à Câmara Municipal pelo apoio logístico e patrocínio, à Arcacpap pelo apoio na co-organização da prova, à Casa do Povo do Paul do Mar, à Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha, aos Bombeiros Voluntários da Calheta, a PSP da Calheta,  ainda ao Meu Super Estrela e outros parceiros comerciais, pelo apoio à prova.

Também endereçou um agradecimento especial a todos os participantes e a todos os que se envolveram na preparação e desenrolar da prova sem os quais a realização da mesma não seria possível.

Seguidamente o Vice-Presidente da CMC, Nuno Maciel, agradeceu a todos os participantes pela presença e destacou o contributo fundamental destes para o sucesso da prova. Também afirmou que a CMC apoia este tipo de iniciativas de cooperação entre as instituições como forma de criar dinâmicas de desenvolvimento local e do Concelho da Calheta.