Rali no “modelo normal” em 2019 e haverá “um outro rali” com carros que fizeram história de 60 anos

rali lista
A organização do Rali Vinho Madeira espera mais estrangeiros em 2019, altura em que será possível preparar mais atempadamente o transporte no “ferry”, uma mais valia para a prova. Foto Alfredo Rodrigues
Alexandre Camacho Rali Marítimo
Alexandre Camacho sai com o número “1” na porta. Foto Alfredo Rodrigues

A organização do Rali Vinho Madeira já divulgou hoje a lista da 59ª edição da prova, com número de porta. Como o FN noticiou há pouco, Alexandre Camacho sai com o número um, fazendo equipa com Pedro Calado em Skoda Fabia R5. Esta dupla foi campeã regional e venceu o Rali em 2017. “Uma lista equilibrada”, disse Paulo Fontes, em conferência de imprensa, relevando o facto de haver um grande número de viaturas R5 inscritas para esta prova, “precisamente a classe mais competitiva”.

“Fizemos de tudo para colocar um excelente rali nas estradas”, disse o presidente da Comissão Organizadora, anunciando que, em 2019, a organização vai preparar “um Rali no modelo normal, bem como um outro rali com carros que fizeram história na Volta à Madeira e no RVM”.

Lamberto Jardim
José Canha e Lamberto Jardim, dois “veteranos” dos ralis, marcaram presença nesta conferência de imprensa de divulgação da lista de inscritos para 2018. Foto Alfredo Rodrigues

Fontes apontou que a edição deste ano possui apenas dois pilotos estrangeiros, mas 15 equipas de fora da Região. “A questão do ferry é fundamental para os pilotos estrangeiros e nacionais, as equipas programam as provas e campeonatos com meses de antecedência”, explicou, salientando que tentaram trazer mais equipas, em particular de Canárias e Espanha, e que, para a edição do ano que vem, que assinala os 600 anos do Descobrimento da Madeira e os 60 anos do Rali Vinho da Madeira, os contactos serão feitos mais atempadamente, contando antecipadamente com o barco, para garantir a presença de mais equipas”

No que toca ainda aos números de porta, Paulo Fontes disse que “até ao número nove “todos os pilotos têm notoriedade FPAK e foram escalonados de acordo com a classificação no Campeonato de Portugal de Ralis e do Campeonato e do Campeonato da Madeira de Ralis Coral”.

Explicou que atendendo a que o campeão do Campeonato de Portugal de Ralis 2017, Carlos Vieira, não estará presente devido a um acidente, o atual líder, Armindo Araújo, assume o número 2 de porta, com um Hyundai 120 R5, seguido do italiano Giandomenico Basso, quatro vezes vencedor do RVM e atual líder do TERSERIES, com um Hyundai 120 R5.