Quinta Grande faz hoje 170 anos

A Freguesia da Quinta Grande assinala hoje, dia 24 de julho, o seu 170.º aniversário estando previstas atividades no final do dia dirigidas à população local, com destaque para demonstração gastronómica das tradicionais sopas locais de Chícharo e de Trigo, pelas 20:30 no Centro Cívico da Quinta Grande.

Para assinalar o Dia da Freguesia da Quinta Grande, a Junta Freguesia irá, assim, promover, pelas 20:30 uma demonstração e degustação gastronómica com produtos agrícolas e hortícolas locais, com destaque para as sopas de Trigo e de Chícharo, que serão servidas ao público no Centro Cívico da Quinta Grande.

As comemorações do Dia da Freguesia serão iniciadas, pelas 19:00, com a celebração de uma Missa na Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, seguindo-se pelas 20:00 a Cerimónia do Dia da Freguesia, que contará com a presença do Presidente da Câmara, Pedro Coelho, e pelas 20:30 a demonstração gastronómica das tradicionais sopas de Chícharo e de Trigo no Centro Cívico da Quinta Grande.

Recorde-se que a freguesia da Quinta Grande foi criada em 24 de julho de 1848. A delimitação territorial da freguesia, que perfaz cerca de 4 Km2, resultou da desanexação de diversos sítios anteriormente integrantes das freguesias do Campanário e de Câmara de Lobos.

Atualmente a freguesia da Quinta Grande conta com uma população na ordem dos 2000 habitantes. Esta freguesia do concelho de Câmara de Lobos carateriza-se pela sua vocação eminentemente agrícola, sendo atualmente uma das localidades da Madeira com uma atividade agrícola mais intensa, de onde sobressai a produção de cana-de-açúcar, o vinho, as hortícolas e leguminosas.

De referir que, no decurso dos últimos anos, por ação da Junta de Freguesia local e da Associação dos Agricultores da Quinta Grande, fundada no passado ano 2015, tem vindo a ser dinamizadas diversas ações de formação e de recuperação de tradições agrícolas ancestrais, nomeadamente através da recuperação do cultivo do “Chícharo”, leguminosa atualmente pouco conhecida mas que no passado era muito apreciada pelos habitantes da Quinta Grande.

Fruto das alterações alimentares das populações, o consumo do Chícharo quase desapareceu na Quinta Grande, tendo a sua produção reduzido drasticamente. Fruto da ação da associação de agricultores, atualmente existem já 20 produtores agrícolas locais que têm cultivado esta leguminosa, possibilitando a recuperação de um produto gastronómico de base local.