Concerto final de estágio de orquestra OA 2018 encerra ano lectivo no Conservatório com bandas sonoras de filmes famosos

Sábado, dia 21 de Julho, pelas 18h30, decorre o Concerto Final de Estágio de Orquestra OA 2018 no Teatro Municipal Baltazar Dias que é o culminar do estágio de cerca de 65 alunos de instrumentos de orquestra que decorreu entre os dias 12 e 21 de Julho, organizado pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, em co-produção com o Teatro Municipal Baltazar Dias e com o apoio da ANSA (Associação de Notas e Sinfonias Atlânticas) e da DSEAM. Este concerto é também o momento de encerramento das actividade do ano lectivo do Conservatório. No intervalo decorrerá a cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos finalistas dos Cursos Profissionais e do Ensino Artístico Especializado do Conservatório, que será presidida por Jorge Carvalho, secretário regional de Educação.

Os participantes neste estágio são, maioritariamente, actuais e ex-alunos da Orquestra Académica do Conservatório que presentemente frequentam o ensino superior. Esta troca de experiências entre alunos é considerada uma mais-valia enriquecedora, alcançada neste tipo de actividades artísticas onde a entreajuda para o sucesso de um objectivo comum é necessária e essencial.

O repertório do Estágio é da responsabilidade do professor e maestro Francisco Loreto, que escolheu um programa temático que vai muito ao encontro do gosto dos estagiários participantes e do público em geral: bandas sonoras de grandes filmes de Hollywood. Assim, fará parte do programa medleys dos seguintes filmes: «Star Wars: The Empire Strikes Back Medley», «Harry Potter», «Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull», «Jurassic Park», «Forrest Gump», «Superman Returns», «The Lord of the Rings: The Fellowships of the Ring» e «Pirates of the Caribbean: At World’s End». Durante a interpretação destas obras serão projectados vídeo-clips com cenas dos respectivos filmes.

O estágio de orquestra teve a sua sessão de abertura no dia 12 de Julho, no Jardim do Conservatório e foi presidido pelo presidente da Direcção da instituição. Entre 17 e 20 toda a orquestra está junta a trabalhar o repertório, na sede da Orquestra Clássica da Madeira. A entrada é livre, mas os bilhetes estão quase esgotados.