Escola de Verão Internacional decorre na UMa, organizada pelo Departamento de Arte e Design

O Departamento de Arte e Design da Universidade da Madeira (UMa) está presentemente a realizar, até ao dia 20 do corrente, a Escola de Verão Internacional “Atlantic Wonder – Exploring Nature & Design in Madeira Island”.

A iniciativa tem a duração de seis dias e é orientada para o Design, centrada em contribuições interdisciplinares da teoria e da práxis do Design, e visa estimular a aprendizagem, reflexão, colaboração, e a construir métodos e processos de design baseados na Natureza, inspirando-se no rico ecossistema subtropical da Ilha da Madeira, refere uma nota.

A Escola de Verão decorrerá no edifício da Reitoria da UMa, no Colégio dos Jesuítas, e no Cowork Funchal, e resulta de uma parceria com o Museu de História Natural do Funchal, a Estação de Biologia Marinha do Funchal, e a Paco Design Collaborative. Os seus destinatários preferenciais são investigadores, profissionais, licenciados e alunos de doutoramento interessados no tema da Natureza e do Design como ferramenta de diálogo e trabalho entre as disciplinas interessadas em contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O programa é baseado em trabalhos de campo, com explorações pela ilha, conduzidas por especialistas locais em biologia, ciências naturais e agricultura biológica, e experiências e actividades em contacto directo com a Natureza, as quais permitirão aos participantes uma reflexão sobre a relação entre o Homem e Natureza e, por conseguinte, novos conhecimentos sobre os padrões e estilo de vida, metodologias de design, interacção com o espaço, a sociedade, e o ambiente local.

Os participantes terão também a oportunidade de descobrir novas formas de trabalhar e investigar, centradas num ambiente interdisciplinar, criando sinergias entre a cultura do Design e outras áreas cientificas, que visam uma continuidade na obtenção de soluções sustentáveis, em particular na ilha da Madeira, e na construção de cenários futuros elaborados a partir desta troca de saberes entre especialistas, agentes locais, comunidades, empresas e instituições.

A participação na Escola de Verão confere certificado e 6 ECTS.

No âmbito desta Escola de Verão, terá também lugar, no dia 17 de Julho, das 17h às 19h30, no Colégio dos Jesuítas, uma palestra aberta ao público em geral, informa a UMa. A palestra, designada Nature Talks, integra as DESIS Philosophy Talk, uma série de palestras itinerantes desenvolvidas em colaboração com a Z33 Research STUDIOTIME, que começou em Nova York, continuou em São Francisco e Milão, e continuará em Outubro na Istanbul Design Week. Nesta sessão Nature Talks será abordada a ideia da colecção como um dispositivo para quebrar ideia linear de tempo e discutido o conceito de explorador como uma metáfora para uma prática contemporânea de investigação em design.