Diogo Nóbrega e Susana Lourenço vencem Triatlo Coastal Challenge Funchal

No passado domingo, dia 15 de Julho, decorreu o “V Coastal Challenge – Funchal 2018”, competições pontuáveis para os Campeonatos Regionais de Triatlo 2018 (13ª etapa) e para o Campeonato Regional e Clubes Jovens (11ª etapa).
A manhã competitiva iniciou-se pelo Triatlo Sprint e Super-Sprint (Juvenis E Paratriatlo), com partidas separadas, tendo os triatletas do Triatlo Sprint de nadar 750m na zona Balnear do Lido, pedalar 20kms na Estrada Monumental (5 voltas), e correr 5 kms (4 voltas) pela promenade do Lido, enquanto que os participantes do Triatlo Super Sprint (Juvenis e Paratriatlo), tinham as distâncias de 375m de natação, 8 kms de ciclismo e 2,5k ms de corrida.
Na prova principal distância Sprint, no sector masculino, Diogo (ACD Jardim da Serra), alcançou novo triunfo esta época, com uma vantagem muito expressiva sobre Francisco Luís (Ludens de Machico) que veio a alcançar a 2ª posição final após recuperar parte do seu atraso da natação no segmento de ciclismo e corrida final, e Pedro Prioste (Ludens de Machico) que ficou com o 3º lugar do pódio, um resultado que espelha bem a consistência do jovem triatleta em todos os segmentos da modalidade, refere um comunicado da Associação de Triatlo da Madeira.
Nas senhoras, Susana Lourenço (ACD Jardim da Serra) mostrou-se estar uns furos acima da concorrência nesta prova. Após um segmento de natação inicial em que não conseguiu acompanhar as principais adversárias, o ciclismo e corrida foram bem mais animadores e de grande recuperação, ao ponto de iniciar a corrida final já na liderança que manteve até ao final levando de vencida esta prova.

Na segunda e terceira posições, ficou a dupla do CAF, Joana Sousa e Tânia Alves que por esta ordem completaram o pódio. Ambas ainda pertencem ao escalão de Cadetes, e têm vindo a mostrar uma rápida habituação e consistência nas distâncias Sprint.
Outros resultados de destaque foram os de Francisco Belo (ACD Jardim da Serra), triatleta Cadete que alcançou o 4º lugar absoluto e que durante grande parte da prova encabeçou com Pedro Prioste a perseguição à liderança de Diogo Nóbrega, Carlos Nóbrega (ACD Jardim da Serra), Veterano 2 que foi 5º classificado da geral absoluta e que voltou a fazer o parcial de corrida mais rápido, e Miguel Franco (CD Aquático), Veterano 1 que conseguiu fechar o top 10 desta prova, aponta a Associação de Triatlo.
José Manuel Mendonça (Ludens de Machico) venceu na categoria Paratriatlo, completando em bom ritmo mais um triatlo de distância Super-Sprint.
Na classificação por equipas, o pódio masculino ficou composto com a vitória do ACD Jardim da Serra, o Ludens de Machico em 2º e o CD Aquático em 3º. Em femininos a equipa do Clube Atletismo do Funchal foi a grande vencedora.
Nos escalões de formação, em Juvenis, vitórias no Triatlo Super.Sprint para João Marote (Ludens de Machico) e Margarida Roque (CF Andorinha/Aquimadeira Solutions), triunfo que lhes valeu o Titulo Regional de Triatlo Juvenil da presente época.
Nos restantes escalões de formação, em que tinham como vertente o Aquatlo Jovem, a dupla do ACD Jardim da Serra, Gonçalo Santos e Bruna Belo foram uma vez mais os grandes vencedores, em Infantis dobradinha por parte de outro clube, o Ludens de Machico, ao ver os seus atletas Simão Carvalho e Matilde Olival a vencer esta categoria, e em Benjamins André Remesso (Ludens de Machico) e Tabetha Somkina (CF Andorinha/Aquimadeira Solutions) foram os mais rápidos.
Nos clubes jovens masculinos vitória para o Ludens de Machico, seguido do CF Andorinha/Aquimadeira Solutions e do GD Corticeiras. Nos clubes jovens femininos triunfo do AD Galomar, seguido do CF Andorinha/Aquimadeira Solutions e Ludens de Machico.
O V Triatlo Coastal Challenge – Funchal 2018, teve na organização a A.R.T.M ( Associação Regional de Triatlo da Madeira ), contando com o forte apoio da Câmara Municipal do Funchal, Frente Mar do Funchal, AMDpt, SER – DRJD e FTP, contando igualmente com o apoio dos privados, Auto Zapecar; Europcar, MZBike, Clínica Dentária do Fórum Machico e Socorro Madeira.