O regresso aos “bons anos” da pecuária na Madeira foi defendido este sábado por Rui Barreto durante a visita que realizou à Feira Agropecuária do Porto Moniz.
O deputado e dirigente do CDS diz que o Governo Regional “promete muito e executa pouco” em matéria de pecuária, e lembra que a Madeira, há duas décadas, chegou a ser quase auto-suficiente, sendo hoje “uma sombra” do que já foi.
O reforço dos apoios a este setor é o caminho defendido pelo CDS, que pede ao secretário regional da Agricultura para concretizar as promessas do Governo Regional, lembrando, em particular, a propalada produção das vacas de raça limousine e a certificação da carne regional.
No entanto, Rui Barreto diz que é difícil entender como é que o Executivo quer certificar carne regional se a produção tem vindo a ser reduzida a números quase insignificantes. “O discurso do secretário regional não bate com a prática, porque não acompanha a vontade de aumentar a produção com um reforço dos apoios.”
Mesmo longe do Funchal, Rui Barreto fez questão de abordar outro assunto que tem marcado a agenda política regional nos últimos dias: o voto contra do PS, na Assembleia da República, a uma proposta que no Parlamento da Madeira foi votada por unanimidade para que os madeirenses paguem apenas 86 euros pelo bilhete de avião Madeira-Continente e os estudantes apenas 65.
Rui Barreto continua a estranhar o silêncio do anunciado candidato do PS à eleições regionais do próximo ano, Paulo Cafôfo.
“Foi a Lisboa dar murros em defesa dos interesses da Madeira, mas a posição do PS na Assembleia da República prova que esse candidato não tem influência nenhuma junto do PS e do primeiro-ministro. Lamento que passadas 48 horas, ainda nada tenha dito sobre este assunto”, rematou.