CMF satisfeita com resultado de conferência sobre os sem-abrigo

 

A vereadora Madalena Nunes, com o pelouro do Desenvolvimento Social na Câmara Municipal do Funchal, presidiu, hoje, à II Conferência Municipal sobre Estar em Situação de Sem-Abrigo, denominada “Dar Voz”.

O programa completo incluiu oradores regionais e nacionais, representando aproximadamente uma dezena de associações. Ao longo de todo o dia, realizaram-se dois painéis. Da parte da manhã, o objectivo foi caracterizar os desafios que se colocam actualmente a esta população e perceber a experiência das instituições que com ela trabalham de perto, ao passo que, da parte da tarde, foi debatida a realidade actual do Funchal nesta temática, bem como algumas das iniciativas que têm sido promovidas pela edilidade funchalense ao longo dos últimos anos.

Madalena Nunes fez um balanço muito positivo dos trabalhos, considerando que “a conferência correspondeu plenamente àquilo que tínhamos idealizado, e foi muito interessante ver a reacção das pessoas. Não só ouvirem o trabalho que já é desenvolvido na cidade, e que muitas delas desconheciam, como conhecerem pessoas que vivem ou já viveram na rua.”

A este nível, “tratou-se de uma experiência especial e muito enriquecedora, ver o diálogo entre pessoas que têm esta experiência, bem como o seu diálogo com o restante o público, ao fim e ao cabo, humanizando este problema e mostrando muito bem que, quem está na rua não perde o seu humor, não perde a sua capacidade de ser pessoa, e nós muitas vezes esquecemo-nos um pouco disso.”