SRE promove hoje I Encontro Regional AppsForGood no auditório da empresa ACIN

A Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação, é a promotora do I Encontro Regional AppsForGood, que se realiza esta tarde no auditório da ACIN (Ribeira Brava), entre as 14h00 e as 17h30.

O AppsForGood é um programa internacional, lançado em Portugal no ano lectivo 2014/2015 pelo Comité para a Democratização da Informática Portugal (CDI Portugal), em parceria com a Direcção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE). Trata-se de um movimento tecnológico educativo no qual alunos (entre os 10 e os 18 anos) e professores trabalham em equipa para darem resposta a questões relevantes do seu dia a dia através da criação de apps para smartphones ou tablets. O recurso ao AppsForGood permite o acesso a conteúdos digitais e viabiliza o contacto com especialistas de todo o mundo. A 4.ª edição decorre com um total de 3205 alunos e 450 professores de 180 escolas de todo o país, esclarece a SRE.

 O final de cada edição do programa AppsForGood conta com uma competição que envolve dois momentos: os Encontros Regionais (selecção dos finalistas) e o Evento Final (onde são premiados os vencedores da edição do programa).

 Este ano, realizar-se-á o I Encontro Regional na Madeira – já se realizaram nos Açores, Porto e Lisboa – com a participação das equipas de alunos das escolas da Região que aderiram ao programa e que irão apresentar as suas soluções tecnológicas desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Neste âmbito, serão seleccionadas as 22 melhores soluções criadas pelos jovens para resolverem problemas sociais e que estarão presentes no Evento Final, no dia 24 de Setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

 Na sessão de abertura deste Encontro Regional, será assinado um protocolo entre a Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação, e a Associação para Inserção por Centros Digitais de Informação – CDI Portugal, que será formalizado pelo director regional de Educação, Marco Gomes, e pelo director executivo da CDI Portugal, João Baracho.