Paulo Cafôfo inaugurou hoje primeiros apartamentos livres de amianto na Quinta Falcão


O edil funchalense inaugurou hoje no Complexo Habitacional da Quinta Falcão, em Santo António, o primeiro bloco de apartamentos no âmbito do Programa Municipal Amianto Zero, uma das medidas de carácter social mais determinantes do actual Executivo, e que visa erradicar o amianto de todos os bairros sociais camarários, resolvendo um problema de saúde pública que persistiu durante décadas.

Foram, assim, entregues os primeiros oito apartamentos de um total de 66 que a autarquia vai inaugurar até ao próximo ano, na Quinta Falcão, mas igualmente no Bairro dos Viveiros, em São Pedro, num investimento global de 5 milhões de euros, que vai melhorar a qualidade de vida de cerca de 300 pessoas, assegura a Câmara do Funchal.

Paulo Cafôfo destacou, na ocasião, “a nova era para a Habitação Social do concelho, com bairros sociais qualificados, sustentáveis e modernos, que oferecem à população que deles necessita e usufrui as merecidas condições de vida”, manifestando o sentimento de “dever cumprido, por conseguirmos concretizar mais um dos compromissos a que nos propusemos em campanha eleitoral, com impactos tão substanciais na nossa comunidade. É para isto que serve a política: para resolver problemas e melhorar a vida das pessoas, que para nós, estarão sempre em primeiro lugar.”

O Programa Amianto Zero é suportado exclusivamente por verbas camarárias, e destina-se a realojar famílias de vários empreendimentos municipais que vivem até hoje em habitação social de cariz temporário, construída na década de 1970, quando o amianto, uma substância considerada hoje altamente nociva para a saúde pública, era usado comummente nas paredes e na cobertura das casas.

O processo de realojamento será dirigido pela SocioHabitaFunchal.

Os oito fogos inaugurados hoje assinalam o desfecho da primeira fase da implementação do Programa Amianto Zero. A segunda fase tem, por sua vez, conclusão prevista para Dezembro deste ano, com a inauguração de 28 apartamentos no Bairro dos Viveiros, refere a CMF. No próximo ano, serão inaugurados, por fim, os restantes 30 apartamentos previstos para a Quinta Falcão.

O presidente recordou, por fim, a forma como, paralelamente ao Programa Amianto Zero, o Executivo tem investido na beneficiação dos bairros sociais camarários, quer seja na recuperação de moradias, na requalificação de espaços públicos ou na criação de habitação via reabilitação urbana, e reforçou que “está é uma aposta para continuar, porque a Habitação é um dos pilares do nosso projecto para a cidade”.