Nove temas inéditos no VII Festival da Canção Juvenil da Madeira “Voz d’Amanhã”

A Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia da Secretaria Regional da Educação realiza o VII Festival da Canção Juvenil da Madeira ‘Voz d’Amanhã”, que visa estimular o gosto pela música, criar e divulgar temas musicais, estimular o aparecimento de novos intérpretes e autores com especial enfoque nos jovens, valorizar os compositores e letristas e sensibilizar a comunidade em geral para a importância da música na formação do indivíduo, entre outros desideratos.

Este ano, o evento foi organizado em parceria com o Fórum Madeira e decorrerá na sua Praça Central, no dia 4 de Julho, pelas 21h30, com entrada livre. Podem participar jovens entre os 15 e os 21 anos, que cantem em Português. Em Fevereiro foi lançado o regulamento e, em Março, entregues as propostas a integrar o rol das canções seleccionadas. Esta edição, dada a superior afluência de propostas a concurso, apenas integrará canções inéditas, ao invés do anunciado em regulamento e que previa igualmente a interpretação de covers.

Segundo informação divulgada à comunicação social, foram seleccionados nove temas inéditos, interpretados por sete solistas femininos e dois masculinos.

Esta é a relação das canções seleccionadas:

1 – ‘Num mar sem marés’

Intérprete: Sara Rodrigues

Letra: Miguel Rijo

Música: Miguel Rijo

 

2 – ‘Assim é a minha viagem’

Intérprete: Luana da Mota

Letra: Nélia Cardoso

Música: Ricardo Correia

 

3 – ‘Sofro… mas não sofro’

Intérprete: Isabel Gonçalves

Letra: Isabel Gonçalves

Música: André Gouveia

 

4 – ‘Eu sei… são escolhas’

Intérprete: Elisa Silva

Letra: Márcio Faria

Música: Márcio Faria

 

5 – ‘Além mar’

Intérprete: Sofia Almeida

Letra: Sofia Almeida

Música: Sofia Almeida

 

6 – ‘Somente em ti’

Intérprete: Matilde Fernandes

Letra: Miguel Neiva

Música: Miguel Neiva

 

7 – ‘Primavera’

Intérprete: Ana Carvalho

Letra: Ana Carvalho

Música: Ana Carvalho

 

8 – ‘Só eu sei’

Intérprete: Gonçalo Freitas

Letra: José Abreu

Música: Sidónio Pestana

 

9 – ‘Se há uma luz que se apaga’

Intérprete: Michael Marques

Letra: Michael Marques

Música: Michael Marques

Os solistas a concurso serão acompanhados ao vivo por uma banda fixa, constituída por três professores da DSEAM, nomeadamenter Rodolfo Cró, director artístico do espectáculo, na guitarra eléctrica; Ricardo Dias, director musical, no baixo; e Pedro Temtem, na percussão. Os vários temas terão, ainda, acompanhamento por outros instrumentos e músicos, professores e alunos das actividades extraescolares da DSEAM.

A apresentação do espectáculo estará a cargo do músico Miguel Pires e da aluna de Teatro Musical do Artemotion, Maggy Florêncio. Como convidados especiais, o músico Tiago Sena Silva e as Ninfas do Atlântico da DSEAM animarão a segunda parte, refere um comunicado. Durante o espectáculo haverá alguns apontamentos de dança, protagonizados pelos elementos do grupo InCORPOrARTE da DSEAM e sob a direvção artística de Juliana Andrade.

As canções serão avaliadas pela música, letra e pela interpretação. Todos os participantes concorrem pelos troféus de ‘Canção Vencedora’, atribuídos ao solista e autores de música e letra da canção mais votada pelo júri. Estes receberão igualmente um prémio monetário, no valor de 500€ cada. O júri será constituído por “cinco personalidades ligadas à música e à escrita”, seleccionados pela organização do evento.