BE de cá aborda com BE de lá questões pendentes entre a República e a Região na área da Saúde

Foto BE.

O Grupo Parlamentar do BE na Assembleia Legislativa da Madeira reuniu-se, na manhã deste sábado, com o Deputado do BE que pertence à Comissão de Saúde da Assembleia da República, Moisés Ferreira.

Segundo uma nota de imprensa, nesta reunião de trabalho os Deputados à Assembleia Legislativa tiveram oportunidade de alertar o parlamentar nacional para o facto de ser necessário garantir, no Orçamento do Estado para 2019, a efetiva inscrição de uma verba destinada a arrancar com a construção da infra-estrutura hospitalar regional.
Esta questão torna-se tanto mais relevante quando, finalmente, no dia de ontem, o Secretário Regional da Saúde entregou, no Ministério das Finanças, a  candidatura do novo Hospital Central da Madeira a Projeto de Interesse Comum.
Os parlamentares bloquistas lamentam o ruído criado pelo governo regional da Madeira em torno de uma suposta “falta de solidariedade nacional para com os madeirenses” por parte do Estado quando, na verdade, foi o Executivo de Miguel Albuquerque que, só agora, avançou com a candidatura final a projeto de interesse comum, fundamental para garantir a parte do financiamento a que o Estado Central está obrigado.
Sobre este assunto, Moisés Ferreira e Roberto Almada realçaram o papel do BE na pressão sobre o governo da República que levou a que fosse garantido o financiamento de metade do Hospital da Madeira, pressão essa que continuará a ser exercida para que o Governo do PS não falte ao cumprimento deste compromisso.
Noutro âmbito, Roberto Almada e Rodrigo Trancoso alertaram o Deputado bloquista que pertence à Comissão de Saúde da Assembleia da República para a necessidade de garantir o pagamento da dívidas dos subsistemas de saúde à Região e pediram a intervenção do Grupo Parlamentar do BE na AR, junto do ADSE, no sentido de que a situação dos atrasos de, em alguns casos, superiores a 6 meses, nas comparticipações do ADSE devidas aos madeirenses sejam solucionados o mais rapidamente possível.
O Deputado Moisés Ferreira tomou boa nota das preocupações do Grupo Parlamentar do BE Madeira na ALRAM e garantiu que o BE nacional estará atento às mesmas no sentido de pressionaras instâncias competentes pela resolução de tais problemas.