Secretário da Saúde concluiu visitas aos centros de Saúde de Santana

O secretário regional da Saúde concluiu ontem as visitas que tem vindo a efectuar aos Centros de Saúde do concelho de Santana, no âmbito do Roteiro da Saúde, iniciado em Março deste ano. Esta iniciativa de proximidade tem levado o governante a visitar todas estas unidades dos concelhos de Santa Cruz, Machico, Ponta de Sol e Santana.
Ramos fez um balanço positivo destas visitas de trabalho, na medida em que tem reunido com todos os grupos profissionais afectos a estas unidades de saúde, numa proximidade, auscultando os problemas funcionais, e percebendo o desempenho e a motivação das equipas.
O concelho de Santana dispõe de um centro de saúde concelhio com um serviço de urgência, que funciona todos os dias das 8h às 22 horas, o qual realizou no ano passado 8 015 atendimentos, com uma média diária de atendimento de 22 utentes, informa o Governo Regional.
A par deste, funcionam mais cinco centros de saúde, um em cada uma das freguesias que asseguram uma taxa de cobertura da população em médico de família de 100 por cento, na maioria das unidades de saúde, à excepção do centro de saúde de Santana, em que esta cobertura é mais baixa. Dos 7 494 utentes inscritos, apenas 18,5% não têm médico de família, sendo todavia asseguradas consultas com médico de recurso, as quais totalizaram 930, em 2017, garante o GR.
A taxa de frequência dos utentes nestas unidades de saúde é também das mais elevadas da Região, sendo que 65 % frequenta o seu centro de saúde, pelo menos uma vez por ano.
Na próxima semana, Pedro Ramos inicia a visita às unidades de saúde do concelho do Funchal.