Obra de Luísa Lomelino (Luzia) reeditada pela UMa é apresentada amanhã na Calheta

A Câmara Municipal da Calheta apresenta amanhã, dia 26 de Junho, pelas 18h00, na praça da freguesia do Jardim do Mar, o livro “Os que se divertem (A comédia da vida)” da autoria de Luísa Susana Grande de Freitas Lomelino, que escrevia sob o pseudónimo de “Luzia”.

Segundo informa a autarquia, a autora veio ainda em criança, com o pai para a Madeira, onde cresceu e para onde voltou já depois de adulta, mais precisamente para o Jardim do Mar, tendo vivido no solar da Nossa Senhora da Piedade, lugar que inspirou o seu imaginário literário, presente em várias das suas obras.

Este livro, cuja edição é da responsabilidade da Imprensa Académica da Universidade da Madeira, foi pela primeira vez publicado em 1920, causando agitação no mundo das letras portuguesas. Numa época em que as mulheres apenas se atreviam a escrever sobre pedagogia, Luzia lança esta obra que se assume como singular pelo seu carácter inovador e mordaz. Nada escapa ao seu olhar acutilante, dos políticos à moda, dos hábitos culturais à alta sociedade, todos são alvo da sua ironia, destacando-se, acima de tudo, a crítica feroz a uma sociedade que rejeita, mas à qual pertence. O sucesso estrondoso da obra foi, também, atestado pelas suas reedições posteriores.

“Chegou finalmente o momento de a resgatar do esquecimento, e de trazê-la de novo ao público, nesta edição anotada e comentada, que porá certamente um sorriso travesso em quem a ler, constatando que o que é retratado no livro continua tão actual como em 1920”, refere comunicado da edilidade.

A apresentação do livro estará a cargo da académica Luísa Paolinelli, da Universidade da Madeira. O presidente da Câmara, Carlos Teles, assim como com a investigadora Cláudia Neves, especialista na obra da autora, também estarão presentes. O prefácio é da
responsabilidade de Alexandre Honrado.