Nós Cidadãos fez 3 anos

Ontem, 23 de junho de 2018, véspera de São João foi também o dia em que o partido NÓS, Cidadãos! comemorou o terceiro aniversário da sua inscrição no registo dos partidos políticos portugueses, após ter sido aceite pelo Tribunal Constitucional (precisamente a 23 de junho de 2015), sendo atualmente um dos partidos mais jovens da democracia portuguesa.

Em nota de imprensa, o partido lembra que apresentou-se pela primeira vez ao eleitorado nas Legislativas de 2015, realizadas a 4 de outubro, onde concorreu a todos os círculos eleitorais e conseguiu um total de 21.439 votos, a que correspondeu a 0,40% dos votos, não conseguindo eleger qualquer deputado.

Ainda assim, o partido conseguiu a proeza de ficar em 2.º lugar no círculo da Emigração fora da Europa (ganhando na China), à frente do Partido Socialista.

As eleições Autárquicas de 2017, realizadas a 1 de outubro, também foram um momento importante para o partido, porque quer a norte a sul – e na Região Autónoma da Madeira – fez-se ouvir a voz da cidadania em diversos movimentos de participação popular do qual o partido foi parte ativa.

Nas últimas Autárquicas o Nós, Cidadãos! elegeu um presidente de Câmara (em Oliveira de Frades), 5 vereadores, 16 deputados municipais (1 deles no município do Funchal), 3 presidentes de Junta de Freguesia e 40 membros de Assembleia de Freguesia.