Deputados madeirenses participam desde ontem nos Açores nas IX Jornadas Parlamentares Atlânticas

Iniciaram-se ontem, nos Açores, as reuniões dos grupos de trabalho das IX Jornadas Parlamentares Atlânticas. Os grupos de trabalho das IX Jornadas Parlamentares Atlânticas – Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, que incluem deputados madeirenses, começaram os trabalhos no dia 18 de Junho, nas instalações da Assembleia Legislativa dos Açores. A delegação parlamentar madeirense que participa nestas Jornadas é composta por 10 deputados.

O grupo 1, conforme o FN já referiu, debruça-se sobre a temática das Regiões Ultraperiféricas, os Estados e a União Europeia, e aborda matérias relacionadas com as políticas de coesão da União Europeia após 2020; o Estatuto das Autonomias e a relação especial com Cabo Verde e a relação com África. Deste grupo de trabalho fazem parte os deputados Adolfo Brazão (PSD) e Lopes da Fonseca (CDS/PP).

Já o gupo 2 foca-se sobre as economias da Macaronésia no contexto da economia global, com especial incidência do turismo, comércio e sector primário, abordando ainda questões relativas ao turismo; comércio; transportes; comunicações e o sector primário. Inclui o deputado Eduardo Jesus (PSD) que o preside, Fernanda Cardoso (PSD) e Rui Barreto (CDS/PP).

O grupo 3 discute o tema “A Macaronésia e as alterações climáticas”, incidindo sobre questões relativas à gestão sustentável da água; saneamento acessível a todos os cidadãos; acesso a energia de forma segura e sustentável; conservação e uso dos oceanos, mares e recursos marinhos; gestão sustentada da floresta; estratégias para travar a desertificação, para reverter a degradação dos solos e para impedir a perda da biodiversidade. Os deputados José Prada (PSD), Carlos Costa (JPP) e Rodrigo Trancoso (BE) fazem parte deste grupo de trabalho.

Quanto ao grupo 4 – Educação, Cultura e igualdade de género, aborda conteúdos relacionados com educação; cultura; igualdade de género e possibilidade de se alcançar convénios ou outros instrumentos de cooperação em matéria de educação entra as diferentes regiões. Nele estão as parlamentares Rubina Leal (PSD) e Mafalda Gonçalves (PS).

As reuniões de trabalho dos grupos prosseguem hoje, dia 19.