Igreja de São Martinho celebra cem anos com diversas iniciativas

Igreja São Martinho A
São Martinho assinala os 100 anos da “Dedicação” da Igreja.

Sílvio Mendes

No domingo 24 de junho assinalam-se os  100 anos da “Dedicação” da igreja paroquial de São Martinho.
A propósito desta efeméride o Padre Doutor Marcos Gonçalves, pároco de São Martinho, refere que «estamos em festa! A nossa igreja paroquial de São Martinho celebra a bonita idade de 100 anos.
É um tempo para dar graças a Deus pela sua presença ao longo da nossa história e da nossa vida comum. Que Ele continue presente, seja bênção e proteção».
Sublinha depois que «a nossa paróquia foi criada a 3 de março de 1579 pelo cardeal domHenrique, rei de Portugal, sucessor do Rei D. Sebastião. Nascemos numa pequena capela dedicada a São Martinho. Mais tarde foi construída a Igreja do Rosário, no Séc. 17. Mas a nossa paróquia foi crescendo e a Igreja do Rosário tornou-se pequena demais para uma grande comunidade. Surgiu, assim, a necessidade e o sonho de construir uma nova igreja, de grande dimensão. A primeira pedra foi lançada em 1883 e só depois de um grande esforço por parte de todos a nova igreja foi inaugurada e benzida no dia 24 de junho de 1918, pelo então Bispo do Funchal, D. António Pereira Ribeiro. Nesse dia, realizou-se uma procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, da igreja velha para a nova, como gesto de transferência da sede paroquial.
Após 100 anos aqui estamos nós. Aqui a nossa vida cruzou esta história de Deus com o seu povo. É um tempo para dar graças a Deus, para conhecer melhor a nossa história, para sentir-se parte integrante desta grande família que é a paróquia de São Martinho e, acima de tudo, experimentar fazer parte do Povo de Deus a caminho, inseridos na grande missão da Igreja».
Sublinha que «para comemorar esta data, para celebrar a presença de Deus e a forte intercessão de Nossa Senhora, do nosso Santo Padroeiro São Martinho, dos nossos santos, preparámos várias iniciativas:

Igreja São Martinho B· Um livro e guia para conhecer a história e a vida da nossa paróquia.
· A procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, da igreja velha para a nova, na véspera da festa de São João Baptista, às 18h.
· Missa e arraial com a ceia de São João. Noite animada pela Banda Filarmónica de Santo António e pelo Conjunto musical Galáxia.
· Dia 24, a festa de São João Baptista e 100 Anos da igreja paroquial, a missa da festa pelas 17horas, presidida pelo nosso Bispo D. António Carrilho. Procissão. Partilha do bolo de aniversário com os parabéns.
· Descerramento da placa comemorativa dos 100 Anos e as Marchas Populares da Festa de São João Baptista. Inauguração das obras de restauro dos sinos da igreja paroquial.
· Para visitar-nos e abençoar-nos e celebrar connosco a festa dos 100  Anos, estarão na igreja paroquial as imagens de Nossa Senhora do  Patrocínio, da igreja velha, de Nossa Senhora do Amparo e de Nossa  Senhora da Ajuda, das capelas que fazem parte da nossa paróquia.
· Durante a semana, de 26 a 29 de junho, na missa das 18 horas, teremos cinco dias, quatro catequeses sobre a identidade e a missão da Igreja.
· As comemorações dos 100 anos da igreja de São Martinho terminam com um concerto musical no dia 13 de julho, às 21 horas, na nossa igreja. Estamos todos convidados.
A festa é para todos nós. Felicidades! A todos os paroquianos de São Martinho e a todos os que escolhem esta igreja para celebrar a sua fé, a todos Deus abençoe».