“Espírito da Vida” abre o “fogo” dos sábados de junho na baía do Funchal

Festival do Atlântico Junho

É já amanhã que começam os habituais espetáculos piromusicais na baía do Funchal. Um cartaz que por esta altura do ano atrai, turistas e residentes, ao centro da cidade nas noite dos sábados de junho. Este sábado, dia 9, o tema é “Espírito de Vida”, o país responsável é a Áustria.

Uma informação da secretaria regional do Turismo e Cultura, expressa um pouco o que é previsivel acontecer em termos daquilo que está pensado para a noite de amanhã, “um cenário cheio de cor, onde balonas, candelas, baterias e outros efeitos se cruzam e sincronizam, ao sabor da música”, sendo este cenárioi “o que promete a Áustria naquele que é o primeiro dos Espetáculos Piromusicais que integram o Concurso Internacional de Fogo de Artificio do Festival do Atlântico. O início é às 22.30 horas, no molhe da Pontinha.
Antes e depois deste Espetáculo, a Praça do Povo acolherá os já conhecidos Sunsets de Verão, servindo de palco às atuações de Christina Diaz Trio e Dona Zica com Elisa Silva, entre as 18.00 e as 22.00 horas, sendo depois retomada a animação musical, pelas 23.00 horas.
Diz a nota da secretaria que “estão criadas as condições necessárias para que o Festival do Atlântico, naquela que é uma das suas principais componentes, arranque em alta, esperando-se que, mais uma vez, tanto residentes quanto turistas possam assistir e participar, ativamente, na sua dinamização”.
Recorde-se que, sendo organizado pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, este cartaz turístico integra, paralelamente aos espetáculos piromusicais, o Festival Raízes do Atlântico, a XXIX Edição da Feira do Pão Regional e a Semana Regional das Artes, além de contemplar, pela primeira vez e enquanto um dos seus pontos altos, os espetáculos de projeção em ecrã de água alusivos às Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas, a terem lugar nos últimos dois fins-de-semana do mês de junho.
O gabinete de comunicação daquela secretaria rerfere, ainda, que “a empresa responsável pelo arranque do Fogo-de-artifício nas noites de sábado do mês de junho, a “Fire Event”, tem vindo a conquistar boas classificações em eventos desta natureza, nomeadamente no Mónaco, Suíça, França, Alemanha, China, Polónia, Rússia, Filipinas e, também, em Portugal”.