Santa Cruz apoia 327 munícipes na compra de medicamentos

Santa Cruz-53
Santa Cruz dá apoio na aquisição de medicamentos a 237 munícipes.

São 327 munícipes que a Câmara Municipal de Santa Cruz vai apoiar na aquisição de medicamentos, na sequência da aprovação, na reunião camarária de hoje, do apoio financeiro de 100 euros anuais, por munícipe, resultante de uma parceria entre a autarquia e a Associação Dignitude, através do programa Abem: Rede Solidária do Medicamento. São 230 famílias abrangidas.

Esta medida, segundo uma nota da autarquia, “insere-se na matriz social da autarquia, que tem vindo a trabalhar no sentido de tornar mais abrangentes, adequados e céleres os programas de que dispõe ao nível do apoio social aos munícipes mais carenciados”.

De entre estes programas, e no âmbito do Fundo de Emergência Social, está previsto o apoio para a aquisição de medicamentos. Diz a Câmara que “a fragilidade social, associada a quadros de doença permanente, faz com que uma franja assinalável da população tenha necessidade de recorrer a este tipo de apoio. Foi com este objetivo que o Município de Santa Cruz decidiu estabelecer um Protocolo com a Associação Dignitude, uma Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento tem por objetivo “garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica”.