Pedro Ramos apresentou estratégia para a saúde oral na Santa Casa da Misericórdia de Machico

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, esteve hoje na Santa Casa da Misericórdia de Machico, para a apresentação da 1º fase do Programa + 65 anos: Saúde oral ao longo da vida, no âmbito da Estratégia Regional para a Saúde Oral.

O  Programa ” Saúde Oral ao longo da Vida” destina-se aos  idosos e teve início na Santa Casa da Misericórdia de Machico com uma sessão de sensibilização para os cuidados de higiene oral para os idosos, bem como cuidadores formais e informais.

Pretende-se que as sessões abranjam os idosos dos  centros de dia e lares da Região.

Este programa integra a Estratégia Regional para a Saúde Oral, que pretende a avaliação e melhorar os indicadores de saúde oral da população da RAM.

Esta Estratégia integra também o programa regional de Saúde Oral “Madeira a Sorrir” a funcionar desde 2016,  que tem promovido a saúde oral junto das crianças do ensino Pré-Escolar e 1º ciclo da RAM.   Até ao dia 1 de Junho de 2018 abrangeu 9107 crianças em 104 escolas da RAM.

Nesta oportunidade,  o secretário regional da Saúde entregou às crianças diplomas de boa adesão às regras de uma boa saúde oral.