Médico anestesista do SESARAM participa em evento internacional

Foto SESARAM.

O médico anestesista do Serviço de Saúde da RAM, Luís Vale, foi convidado a participar num evento internacional de emergência e trauma realizado entre os dias 22 e 26 de maio de 2018, em São José dos Campos e em Campinas, no Brasil.

Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, no dia 22 de maio, o médico do SESARAM, nomeado, recentemente, pela International Association for Trauma Surgery and Intensive Care (IATSIC), como international faculty, participou no “Simpósio Internacional de Cirurgia de Urgência”, e nos cursos DATC e DSTC que se realizaram pela primeira vez no Brasil, nos dias 24, 25 e 26 de maio.

No simpósio, o médico especialista do SESARAM e instrutor internacional do MRMI (Medical Response to major Incidents) apresentou o tema “MRMI – a doutrina em catástrofe: Experiência da Madeira”, integrado na mesa “Atendimento a Desastres e Múltiplas Vítimas”.

O evento internacional, reuniu cerca de 170 participantes (médicos e estudantes de medicina), decorreu na Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas e contou com a participação de outros três convidados portugueses, para além do médico anestesiologista do SESARAM, Luís Vale, a saber: os médicos cirurgiões Henrique Alexandrino e Carlos Mesquita (Centro Hospital e Universitário de Coimbra)  e o médico anestesiologista, Sérgio Baptista.

Entre os dias 24 a 26 de maio, o médico do SESARAM, Luís Vale, participou, na qualidade de instrutor, no Curso DATC (Definitive Anaesthetic Trauma Care Course / Cuidados  Definitivos de Anestesia no Trauma), naquela que foi a primeira formação ministrada no Brasil pela IATSIC, em parceria com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).

Este curso, pioneiro no Brasil, decorreu em simultâneo com o curso DSTC (Definitive Surgical Trauma Care / Cuidados Definitivos na Cirurgia de Trauma), no sentido de reforçar a importância do trabalho conjunto das equipas de cirurgia e anestesia perante situações de trauma.

O convite dirigido a este profissional do SESARAM é o reconhecimento internacional pelo trabalho desenvolvido na Região Autónoma da Madeira, em matéria de resposta em situações de emergência e catástrofe.

Para mais informações  aceda:

http://blog.sbait.org.br/2018/05/25/cursos-dstc-e-datc-sao-realizados-simultaneamente-em-campinas-sp/