CMF colabora com a iniciativa “AconXego – Naninhas do Bem Madeira

A vereadora Madalena Nunes, que detém o pelouro do Desenvolvimento Social no Município do Funchal, recebeu, durante a manhã de hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, vários utentes do Centro Comunitário do Funchal, para mais uma entrega de “naninhas” aos representantes do projecto “AconXego – Naninhas do Bem Madeira”. São eles Alexandre Sousa, Carla Oliveira e Maria Freire. As ofertas serão agora distribuídas por várias crianças do Serviço de Pediatria do Hospital Central do Funchal, um gesto simbólico de aconchego para fazer sorrir.

Madalena Nunes sublinhou, à margem do encontro, que “este desafio surgiu quando a AconXego se dirigiu à Câmara Municipal do Funchal com a proposta de uma parceria, pois queriam ajudar as crianças, mas não conseguiam dar resposta às necessidades. A questão foi apresentada aos ginásios do Município, aos Centros Comunitários e também à Sociohabitafunchal e a adesão foi fantástica, sucedendo várias reuniões com os diferentes coordenadores das diferentes áreas, que mostraram uma grande recetividade”.

A iniciativa “AconXego – Naninhas do Bem Madeira” pretende mobilizar diversas instituições para a confecção e entrega de “naninhas” pelas crianças hospitalizadas nas unidades de oncologia, em casas de acolhimento e restantes instituições, num gesto simbólico de aconchego para fazer sorrir.

O projecto “Naninhas do Bem” nasceu no “Hospital do Câncer no Paraná”, no ano de 2014, a cargo da artesã Estela Junqueira, baseando-se nos conceitos de solidariedade e de uma relação de troca. A iniciativa teve sucesso na Madeira, contando já com colaborações com a SocioHabitaFunchal, os ginásios da Câmara Municipal do Funchal, O Centro Comunitário do Funchal, a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, Garouta do Calhau e com o Centro de Acolhimento Provisório Aconchego.