Parceiros do projeto MIMAR reunidos na Madeira

Foto DR.

A Madeira foi palco, nos últimos dias (28 e 29 de maio), da segunda reunião dos parceiros do projeto MIMAR – Seguimento, controlo e mitigação de proliferações de organismos marinhos associados a perturbações humanas e alterações climáticas na Macaronésia.

A reunião foi organizada pela Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), conjuntamente com a Secretaria Regional do Ambiente, através da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA).

A sessão de abertura ocorreu no Observatório Oceânico da Madeira, no Madeira
Tecnopolo, e contou com a presença da Diretora Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, Paula Menezes, e de Rui Caldeira, Diretor do Observatório Oceânico da Madeira.

O projeto MIMAR visa alcançar 3 objetivos específicos: a) Melhorar o conhecimento sobre as espécies exóticas que chegam aos portos da região macaronésica e os seus vetores de entrada, desenvolvendo protocolos ou mecanismos para a sua prevenção e controlo; b) Identificar as espécies capazes de desenvolver aflorações de microalgas tóxicas, assim como os fatores que as desencadeiam, propondo mecanismos de controlo, vigilância e coordenação entre as administrações competentes em cada região; c) Conhecer as alterações nos habitats e nas comunidades bentónicas originadas pelas atividades humanas ou pelas alterações climáticas, identificando as áreas de resiliência e os serviços de ecossistemas afetados e desenvolvendo mecanismos de mitigação. Nesta reunião, os parceiros fizeram um balanço exaustivo das atividades realizadas até ao momento e planearam as próximas etapas do projeto para poderem cumprir, com êxito, todos os objetivos propostos.

O projeto MIMAR é cofinanciado pelo programa INTERREG MAC 2014-2020 e conta
com um orçamento total de 2,2 milhões de Euros. Integra um consórcio de 9 entidades de 2 arquipélagos da Macaronésia (Madeira e Canárias) e envolve os países terceiros Cabo Verde, Senegal e Mauritânia.

A ARDITI participa no MIMAR como parceira, conjuntamente, a nível regional, com a DROTA e a Universidade da Madeira.