Associação Orquestra Clássica da Madeira promove concertos tocando obras de Paganini e outros compositores

Duo Paganini

A Associação Orquestra Clássica da Madeira veio tornar público que continua a apresentar a actividade musical e cultural a que se propôs aquando da tomada de posse da nova Comissão Administrativa em Janeiro de 2018.

No próximo dia 23 de Maio, pelas 21:00 horas, o Museu da Electricidade Casa da Luz abrirá as portas com um concerto pelo Funchal Baroque Ensemble (FBE), grupo que voltou recentemente ao panorama musical madeirense.

Formado em Junho de 2013, o FBE tem vindo a realizar concertos de cariz temático, é composto por nove músicos (embora esta formação possa, por vezes, ser alterada) e visa realizar uma performance historicamente informada das obras propostas. A direcção musical é da responsabilidade do cravista Giancarlo Mongelli, cita esta associação.

O programa para este concerto é a reposição do mesmo estreado em Março, constituindo, deste modo, uma oportunidade para quem ainda não o conseguiu assistir, e centrar-se-á na inspiração que os compositores encontraram na natureza para as suas mais cativantes e arrojadas criações musicais. A performance do grupo contemplará o primeiro Ballet de Village, op 52 de Joseph Bodin de Boismortier, a Ouverture-Suite TWV 55:C3 “Wassermusik” de Georg Philipp Telemann e a sinfonia coreográfica Les Élements de Jean-Féry Rebel. Deste modo, o FBE e a AOCM garantem um momento musical descritivo, fascinante, belo e aprazível, promete-se.

Já no dia 25 de Maio, será a vez do DUO PAGANINI actuar pelas 20.30 na Igreja Presbiteriana , à (Rua Conselheiro José Silvestre, 47). Deste modo é intenção da AOCM iniciar uma nova parceria com este espaço, vantajoso pela sua centralidade e possuidor de uma bela acústica, embora pouco conhecido na cidade do Funchal.

O duo é composto por Zsuzsanna Almássy – Nobile, no violino, e Luciano Lombardi na guitarra, que executarão obras raramente tocadas do famoso violinista e compositor Niccolò Paganini, que é justamente considerado um dos violinistas mais virtuosos de todos os tempos.

Para ambos os concertos os bilhetes (10€ – público em geral, 4 € – crianças e jovens dos 6 aos 14 anos) estarão à venda no local e no dia do concerto entre as 10 e as 12h e a partir das 19.00. A entrada é gratuita para os sócios da AOCM, alunos do CEPAM e DSEAM (mediante apresentação do cartão e disponibilidade de sala).

A Associação ainda tem uma actividade organizada dentro do âmbito da 44ª Feira do Livro, que será divulgada muito em breve, é ainda anunciado neste comunicado.