Enfermeiros concentram-se sábado em frente ao Hospital Nélio Mendonça

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) começa a ter visibilidade na Região e agendou para o próximo sábado, dia 19 de Maio, a partir das 11 horas, uma concentração de Enfermagem no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Desta forma o SINDEPOR, e respetivos representantes regionais, tomaram a iniciativa de se associarem à luta nacional apelando a todos os Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira, para, na impossibilidade de se deslocarem a Lisboa, se manifestarem no mesmo dia do evento agendada para Lisboa pelo Movimento Nacional de Enfermeiros (MNenf).

A luta é pela dignificação da profissão e pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O Funchal Notícias sabe que foi lançado o repto de união, aos restantes sindicatos representados na Região, SERAM e SE mas se juntarem ao protesto mas formalmente apenas, o SE aceitou participar e colaborar na concentração junto ao Hospital Nélio Mendonça.

Recorde-se que o SINDEPOR esteve reunido com o Ministério da Saúde, no passado dia 3 de maio sem a mácula de, até agora, ter participado em acções de luta para que, assim, chegasse às negociações com a integridade necessária.

Mas, para o SINDEPOR, para reverter “muitos anos de indignidade e discriminação” não basta criar uma carreira e chamar-lhe “especial”, não basta ser, terá que parecer….. e aos olhos dos enfermeiros esta carreira não parece “especial”, nem mesmo parece “carreira”.

O novo sindicato bate-se por uma carreira verdadeiramente pluricategorial, (com inclusão da categoria de especialista) que assente, num modelo que possibilite progressões nos sentidos horizontal e vertical. Também se verifica a necessidade de ajustar melhor o sistema de avaliação do desempenho à especificidade da profissão.

O SINDEPOR encontrou abertura ministerial mas “bastante insuficientes” porque urge:

-Clarificar procedimentos para descongelamento das progressões;

-Clarificar procedimentos sobre atribuição do Subsídio de função aos enfermeiros especialistas;

-Sobre a atribuição de remunerações compatíveis com o grau de complexidade do trabalho de enfermagem;

-Sobre a compensação do especial desgaste e penosidade da profissão, com um regime especial de aposentação e eventual redução de carga horária progressiva;

-Sobre a contratação de enfermeiros por forma a colmatar as carências existentes e que tendem a agravar-se;

-Sobre o reforço do investimento em recursos físicos e humanos no sector da Saúde;

Sobre estas reivindicações o SINDEPOR obteve da tutela abordagens vagas e “temporalmente descomprometidas”.

Por estas e outras razões, o SINDEPOR vai participar na concentração organizada pelo Movimento Nacional de Enfermeiros, e no mesmo dia irá reunir a Direcção para analisar a actual situação político-sindical e decidir acções futuras.