Exposição “Herdeiros dos Capitães do Donatário” no La Vie Funchal

Foto DR

No âmbito do projeto Mercado Quinhentista da Escola Básica e Secundária de Machico foi inaugurada ontem pelas 18h00 no centro comercial La Vie uma exposição sobre os Herdeiros dos Capitães do Donatário da Madeira, Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo.

Integrada nas comemorações dos 600 anos da Madeira e do Porto Santo esta iniciativa pretende dar a conhecer não só aos residentes, mas também aos turistas que nos visitam quem foram os homens que lideraram o processo de povoamentos destas ilhas atlânticas.
Através de uma linguagem, sobretudo, visual e acessível a todos, trata-se de uma exposição didática e pedagógica projetada para percorrer vários pontos da ilha ao longo das celebrações.
Nela poderemos encontrar instrumentos náuticos, vestuário,moedas e cartografia da época, retratos dos capitães realizados pelos artistas plásticos madeirenses Helena Berenguer, Helena Sousa e Rui Soares, e outros testemunhos documentais que ajudarão os visitantes a conhecer um pouco mais sobre os capitães do donatário Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo.
Presente na inauguração, Guilherme Silva , Presidente da Comissão Executiva dos 600 anos, reforçou que todos os madeirenses e porto-santenses são herdeiros e fiéis depositários da força, da vontade, da coragem e do espírito de aventura dos capitães do donatário, que acharam e desbravaram a nossa ilha, iniciando aqui a História da expansão marítima portuguesa. Destacou a qualidade, o conteúdo histórico, a acessibilidade e ainda o efeito multiplicador que esta exposição irá ter face à sua itinerância por todos os concelhos da Madeira.
Marcaram também presença na inauguração o Presidente da Câmara de Machico, o Diretor da Executivo da Escola Básica e Secundária de Machico e Rita Araújo em representação do Centro Comercial La Vie.